quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Review - Digital Strategies Summit 09

Evento em São Paulo trouxe a platéia opiniões e tendências e estratégias sobre redes sociais, e-commerce, m-commerce, SEO e SEM, entre outros.

No ultimo dia 16 de Novembro, São Paulo foi palco do Digital Strategies Summit, evento que procurou discutir o real impacto das redes sociais dentro da estratégia de marketing das empresas, bem como trazer opiniões e tendências sobre comércio eletrônico, mobile commerce, e outros canais de mídia digital.

O evento foi aberto por Martha Gabriel, com as palestras “Panorama e Evolução do Marketing” e “Estratégias em redes sociais”.

Segundo Martha Gabriel: “A melhor maneira das empresas se defenderem das redes sociais, é estando dentro delas”, ou seja, garantir que o espaço seja preenchido pela própria empresa, evitando problemas, tais como os ocorridos com algumas empresas, onde usuários falsos se passam pela empresa, criando e propagando buzz negativo (ruído, ou boato espalhado).

Como principais estratégias para mídias sociais, foram apontadas questões como buscar gerar conteúdo interessante ao seu público-alvo (e para isso conhecê-lo muito bem), bem como buscar integrar sites, blogs e todas as ferramentas utilizadas pela empresa, entre si e com demais sites que possibilitem a propagação de informação, como os sites de notícias e redes como o YouTube ou o Twitter.

Além disso, Martha Gabriel apresentou um panorama completo sobre a ferramenta Twitter, apresentando as principais estratégias para quem deseja se comunicar com os consumidores ou criar visibilidade para a empresa. Como dica, fica a idéia de que a ferramenta obtém melhores resultados quando utilizada nos horários de picos, onde provavelmente haverá um maior índice de leitores, bem como buscar se relacionar com “top users” soam como boas alternativas. Segundo Martha, o RT é hoje a moeda social da rede, e o volume de RT´s que suas mensagens conseguem, tornam o perfil mais forte e influente do que o numero de seguidores.

Durante o primeiro painel, mediado por Martha Gabriel, no debate “O momento Marketing, Midia e Redes Sociais”, Rene de Paula (Microsoft), Alessandro Lima (e.Life), Jonatas Abbott (Dinamize) e Victor Sebastian (Locaweb), discutiram sobre o impacto das novas mídias nos planos e estratégias de marketing.

Segundo Abbott, “O que importa é o ROI, o quanto entra na caixa registradora”, ou seja, o que importa, na hora de decidir optar por estratégias utilizando redes sociais, é se estas serão rentáveis ou não.

Segundo Alessandro Lima, o Orkut ainda é a maior rede social do Brasil, porém, Twitter, Facebook e LinkedIn são as que mais têm crescido nos dias atuais.

Para Rene de Paula, não há mágica nas redes sociais que desobrigue profissionais do mercado a deixarem de fazer “a lição de casa”. Segundo ele, “as marcas que mais gostamos e admiramos, não twittam, nem blogam”.

Na sequência de palestras, Martha Gabriel apresentou algumas estratégias para o marketing de motores de busca ou os denominados SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization). Segundo apresentado, uma boa campanha se faz sempre utilizando o trabalho de busca orgânica e o trabalho de links patrocinados. Determinar as palavras-chave com sabedoria podem criar excelentes resultados. Atualmente, mais de 84% dos usuários de Internet navegam através de search engines.

Sandra Turchi apresentou as palestras sobre “Estratégias Mobile & Advertainment” e “E-commerce – estratégias e cases”. Segundo ela, temos no Brasil hoje mais de 160 milhões de aparelhos de telefonia móvel em operação.

O m-commerce (mobile commerce) se mostra como grande tendência de mercado para os próximos anos, mesmo com números ainda pouco expressivos no país, onde em termos de faturamento, representa cerca de apenas 0,1% do investimento de mídia no Brasil.

O mobile business se mostra como uma excelente ferramenta de divulgação, visto que o custo de um envio de SMS é de cerca de R$ 0,31, comparado a uma mala direta, com R$ 0,63. Além da velocidade de comunicação, o mercado se mostra favorável ao uso desta ferramenta: cerca de mais de 70% dos usuários de telefonia celular declaram aceitar receber mensagens sms de empresas de produtos e serviços.Sobre o varejo eletrônico, o popular e-commerce, segundo Sandra: “Se sua empresa não está na Internet, ela não existe”, visto que mais de 56% dos usuários de Internet se desapontam ao não encontrar sua loja ou marca preferida na Internet. Mais do que apenas mais um canal, a Internet trabalha como um gerador de valia para as marcas e empresas.

Em termos de potencialidades e tendências, o mercado se mostra em franca expansão. A população brasileira já é a 5ª maior em números de usuários e em 2010, mais de 50% dos brasileiros estarão acessando a Internet. O varejo eletrônico se mostra em fase de inicio de maturação. Hoje 13%dos usuários já compram pela Internet, ao passo que mais de 18% já realizam operações financeiras. A tendência é que esta diferença rapidamente se iguale, visto que se confiam nos sistemas financeiros, confiar no varejo é apenas questão de tempo.
No painel final, onde foi debatido o tema “Negócios na web”, estiveram presentes Renato Meirelles do Data Popular, Marcelo Lobianco, do IG, Marcelo Tripoli, da iThink, Max Petrucci, da Garage e Sandra Turchi da ACSP.

Segundo Tripoli, a tecnologia de informação tem evoluído de forma tão rápida que até mesmo tem superado nossa capacidade de assimilação. Para ele, o mercado é tão próspero que rapidamente as lojas virtuais têm se tornado as lojas de melhor faturamento das redes.
Para Petrucci, este será novamente “O ano da Internet”. Segundo ele, “hoje não há nenhum prospect que pense em trabalhar a web que não seja de maneira contundente”. Até mesmo no caso de produtos como cervejas, onde a venda virtual é praticamente nula, a web pode ser bem utilizada, quando para criar força de marca.

Para Renato Meirelles, do Data Popular, “estudar um pouco mais as pessoas pode ser um passo importante, entender como o consumidor compra e porque compra”, assim como “negócios na web são muito mais do que transações online, afinal, as pessoas pesquisam valores e produtos até mesmo para comprar na loja física”.

Finalizando, fica a mensagem do DSS 09, mostrando mais uma vez que a web deixou há muito tempo de ser uma opção. Hoje mais do um mercado, é a grande possibilidade de crescer e prosperar junto aos grandes.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/