Buscar

Acesso à internet quase dobra em três anos e mais da metade dos brasileiros já possui celular

Em três anos, o percentual de brasileiros que acessou ao menos uma vez a internet aumentou 75,3%, totalizando 56 milhões de usuários, na faixa etária de 10 anos ou mais. Além disso, mais da metade da população brasileira, 53,8%, já possui celular. Desse total, quatro entre dez pessoas usam o aparelho como único telefone pessoal, o que corresponde a 38,6 milhões de usuários.
Brasileiros mais conectados

As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, divulgada nesta sexta pelo IBGE. Os dados chegam duas semanas após o anúncio do governo brasileiro sobre o Plano de Banda Larga Nacional, que pretende levar a internet rápida a metade de todos os domicílios no país até 2014.

O levantamento mostra que a inclusão digital da população brasileira está crescendo, mas ainda revela desigualdades e, até mesmo, desinteresse – 32,8% das pessoas entrevistadas, do grupo dos que nunca acessaram a internet, dizem que não querem ou não acham necessário usá-la. No total, 104,7 milhões de brasileiros ainda não acessam internet.

Brasileiros conectadosO acesso por banda larga duplicou nos últimos três anos. Dos que acessaram a Internet de casa, 80,3% o fizeram somente através de banda larga em 2008, frente aos 41,2% de 2005. As lan houses são o segundo lugar de onde os brasileiros mais acessam a rede, seguido do ambiente de trabalho.

Entretanto, as diferenças regionais no uso da internet, independente do tipo de conexão, permanecem. A região Sudeste ainda tem o maior percentual de usuários (40,3%), seguido do Centro-Oeste (39,4%), Sul (38,7%), Norte (27,5%) e Nordeste (25,1%). O Centro-Oeste se destacou no quesito banda larga: 93,4% dos usuários usam a internet rápida como principal forma de acesso.

A boa notícia é que em todos os níveis de escolaridade foi observado aumento do acesso à rede, principalmente na camada da população com menor escolaridade, na qual o crescimento desse acesso foi mais intenso.

Também houve mudança no principal motivo que leva as pessoas a usarem a internet: 83,2% usaram a rede em 2008 principalmente para se comunicar com outras pessoas – em 2005, o principal motivo era educação ou aprendizado, que caiu para o terceiro lugar em 2008.

Celular ganha importância

Para boa parte da população brasileira (44,7%), o celular é o único telefone pessoal. No contingente dos ocupados, o percentual dos que tinham celular para uso pessoal em 2008 (63,6%) foi superior ao dos não ocupados (40,6%).

Mas, apesar de mais da metade dos brasileiros já ter celular, a posse do aparelho ainda está relacionada à maior escolaridade e renda. As pessoas que tinham em 2008 celular apresentaram um número médio de anos de estudo superior (9,2) ao das que não tinham (5,2), e o percentual dos que possuíam celular é crescente com o aumento da faixa de rendimento.

Fonte: UOL

Nota do Caio:
Analistas dizem que 2010 será o ano do m-commerce (mobile commerce) e algumas empresas já começam a colher bons resultados nessa área. Ainda existem muitas empresas que ainda não possuem sequer site ou página na Internet. Excelente oportunidade para aqueles que estão chegando na frente...

Postar um comentário

0 Comentários