sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Boas notícias: venda a crédito cresce e recuperação de crédito dispara em novembro

Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a média diária de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em novembro, comparada com outubro passado, cresceu + 7,7% e no SCPC/Cheque + 14%

Para Alencar Burti, presidente da ACSP, “Todas as nossas previsões estão respaldadas pelos fatos. Confira conosco a essa evolução no mercado”.Consultas – As consultas ao SCPC (vendas a prazo) da ACSP cresceram + 0,4%, em novembro, sobre o mesmo mês do ano anterior, sendo a primeira alta ao longo deste ano. Esse dado reflete a volta do crédito. As consultas ao SCPC/Cheque (vendas à vista) cresceram + 4,4%, em novembro (comparado com mesmo mês de 2008). Foram empurradas pelo crescimento da massa salarial e pela primeira parcela do 13º salário. Na comparação mensal, o SCPC apresentou ligeira queda de – 0,5% e o SCPC/Cheque alta de + 5,2%.

Deve-se destacar que o mês de novembro teve dois dias úteis a menos que outubro, assim sendo o SCPC ajustado pela média diária cresceu + 7,7%, enquanto o SCPC/Cheque cresceu + 14% na mesma comparação.

Inadimplência: Os registros recebidos (carnês que entraram para o cadastro), em novembro, em comparação com novembro de 2008, caíram – 2,9% e, na comparação com o mês anterior, teve queda de – 5,0%. Os registros cancelados (carnês que saíram do cadastro) apresentaram alta de + 10,6% graças à volta do crédito, alongamento dos prazos, descontos e outras facilidades oferecidas pelo comércio nas renegociações, além da própria recuperação do emprego. Na comparação com o mês anterior, houve alta de + 3,1%, na recuperação de crédito.