segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Comércio prevê vender 40% mais na Páscoa

Neste ano, a Páscoa, principal época de vendas para o varejo especializado em chocolates e doces e, considerada o segundo Natal para o setor de supermercados, promete ser uma das melhores nos últimos tempos. Na previsão de docerias e chocolaterias, os números expressivos do varejo das vendas em dezembro podem se repetir na Páscoa. Por isso, redes como Cacau Show, Ofner, Kopenhagen e Brasil Cacau -ambas do grupo CRM já estimam um aumento de 40% na comercialização de itens sazonais na data.

Segundo Stefenson Soalheiro, gerente de Marketing da Cacau Show, rede com 850 lojas franqueadas em todos estados do País - em 2009, a rede contava com 653 franquias- , a abertura de novas unidades e o lançamento de novos produtos trarão aumento de 42% no faturamento da empresa durante a Páscoa deste ano. Para Soalheiro, a expectativa para a data é sempre muito boa, porque, entre os meses de março e abril são vendidos 38% da produção anual da fábrica. "É a melhor época do ano para as nossas lojas", comemora.

Para atender à demanda deste ano, a rede pretende produzir 2.400 toneladas de chocolate, em forma de ovos de Páscoa e outros produtos sazonais da época. "Ano passado tivemos 1.200 toneladas, mas este ano vamos dobrar."

Na CRM, a expectativa é vender 480 toneladas de chocolates com a marca Kopenhagem, nesta Páscoa. Apenas da linha Kopenhagem (não sazonais), estima-se a comercialização de 240 toneladas de produtos e mais um reforço de 240 toneladas "dos sazonais", como ovos, coelhos e cenouras. Em outras épocas a marca costuma vender 120 toneladas de produtos de linha por mês.

De acordo com Renata Vichi, presidente do grupo, a data representa 30% do faturamento anual, considerando todas as bandeiras da empresa. "Nessa época o volume que comercializamos costuma dobrar", diz.

Segundo Renata, o crescimento deste ano deve acontecer, principalmente por causa das novas unidades da chocolateria Kopenhagen, marca com mais de 80 anos e, que abriu 25 lojas desde a Páscoa do ano passado. "Além disso, uma campanha de mídia e lançamento de uma linha nova, diferenciada do que há no mercado contribuirão para o incremento nas vendas deste ano", afirma a executiva.

Há um ano no mercado, a Brasil Cacau, marca do grupo CRM que completa um ano neste mês, terá aumento de 15% nas vendas em sua segunda Páscoa e terá 100 - 50 de itens sazonais e 60 de produtos de linha - toneladas de produtos nas lojas nos meses de março e abril, quando acontecem as vendas dos itens para a data. "A rede está começando, mas acreditamos que terá crescimento nas vendas também."

Fabricação própria

Outra que já se movimenta para as vendas de Páscoa é a Ofner, onde os produtos chegarão às prateleiras entre a primeira e a segunda semana de março. Para Laury Roman, diretor comercial da tradicional confeitaria paulistana, as vendas deste ano estarão aquecidas, por causa da melhora na economia e do sucesso nas vendas de Natal. "Terão crescimento de 10% - sobre o mesmo período de 2009 - porque as vendas no final do ano foram excelentes e servem de termômetro para nós, até pela proximidade entre datas."

Como aposta para as vendas dos ovos Páscoa e itens da época, a rede comprou maquinário na Holanda e vai produzir o próprio chocolate - em anos anteriores a empresa fazia apenas os modelos de ovos e bombons. "Isso nos dará um salto de qualidade e a flexibilidade que precisamos para a produção", diz Roman.

Para dar conta da produção, que neste ano será de 60 toneladas de chocolate, e vendas, a empresa terá 105 funcionários temporários para as áreas de: fabricação, call center, atendimento nas lojas e atendimento de vendas nas empresas, uma espécie de vendas diretas. "Estamos nos programando para vender mais e atender bem", explica o diretor.

Supermercados

Nos supermercados a expectativa é que as vendas de itens sazonais para a Páscoa sejam aquecidas. Nas lojas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), a estimativa é de crescimento acima de 15% do volume de vendas desses produtos, com relação ao mesmo período do ano passado, época na qual a rede vendeu 1,8 milhão de quilos de chocolate, segundo Diogo Paiva, responsável pelo departamento de itens sazonais do Grupo. "Dizem que o Natal é o cheiro da Páscoa. Então, como tivemos um Natal com boas vendas, esperamos resultado semelhante no período."

De acordo com Paiva, a alta nas vendas de chocolates neste ano serão também um reflexo do fim da incerteza econômica, que no primeiro trimestre do ano passado prejudicou as vendas no varejo, por causa da crise. "Neste ano o consumidor vai comprar mais. Ano passado muita gente estava com medo da crise e preferiu guardar o dinheiro", conta.

Diogo comenta também que a rede pretende alavancar as vendas com promoções e facilidade no parcelamento das compras, que são mais acentuadas nas duas semanas que anteriores à data, quando 75% dos consumidores vão às lojas. "Para nós é uma data muito importante e, pode ser considerado o segundo Natal em pico de vendas", explica.

Com relação às negociações com os fornecedores, o funcionário do Pão de Açúcar afirma que estão em estágio final: "Teremos alguns produtos nas lojas já na primeira semana de fevereiro", conta Paiva, que acredita na possibilidade de vender 2% a 3% do total esperado neste ano durante este período de pré-Páscoa. "É mais como uma estratégia de divulgação, para dar um gostinho da data e marcar a presença do grupo."

Para o período, a empresa também acredita nas vendas de itens das marcas próprias Qualitá e Taeq, que segundo Diogo terão crescimento de acima de 30% sobre o volume comercializado no ano passado. "Apostamos em novidades em toda a linha [90 itens novos, de todas as marcas]."

As redes Carrefour e Walmart Brasil foram procuradas pela reportagem, mas informaram que ainda não têm números fechados sobre o período para divulgação.

As varejistas do setor de chocolaterias e confeitarias já começam a se movimentar para alavancar as vendas de Páscoa neste ano e esperam lucrar 40% mais do que em 2009. A data é a principal para as vendas do segmento e é considerada o segundo Natal em vendas de itens sazonais para os supermercados.

Exemplo de otimismo para as vendas do período está na Cacau Show, que vê a possibilidade de crescer 42% em vendas por causa da abertura de novas lojas - ano passado eram 653 franquias e, hoje, são 850. "É a melhor época do ano para as nossas lojas", diz Stefenson Soalheiro, gerente de Marketing da empresa. No grupo CRM, que detém as marcas Kopenhagem e Brasil Cacau, as vendas de Páscoa representam 30% do faturamento anual e gera a expectativa de vender 15% mais que no ano passado nas duas marcas, conta Renata Vichi, presidente da empresa.

Outra que aposta no período é a Ofner, que neste ano começará a fazer o próprio chocolate para os ovos, bombons e itens sazonais para a Páscoa. A empresa pretende contratar 105 temporários para a data.


Fonte: DCI