sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Consumidores querem evitar compras a prazo

Apesar da maioria das compras dos paulistanos ainda serem feitas a prazo, uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que para evitar juros, consumidores recorrem aos parcelamentos no cartão de crédito e, até mesmo, tiram da poupança para comprar a vista. De acordo com o estudo, 60,3% dos móveis e 53,9% dos eletrodomésticos são adquiridos a prazo. O mesmo acontece para reforma da casa, com 51,9% das adesões.

Segundo o superintendente geral da ACSP, Márcio Aranha, os consumidores responderam na pesquisa, que ouviu 800 pessoas, que muitas parcelas acumuladas significam um adiamento de novas compras e dificuldade de administrar as dívidas. "O consumidor não gosta de contrair dívidas. O crédito é visto como uma necessidade, e não como opção".

Dentro das compras a prazo, a maioria não sabe das taxas praticadas. 73,5% dos consumidores das classes D e E não sabem qual é a taxa de juros cobrada. Porém, a tendência é dividir em menos parcelas ou mesmo recorrer à poupança para pagar a vista. "79,2% dos paulistanos escolhem o menor número de parcelas", informa Aranha.

13º salário

Outra pesquisa da entidade mostra que os paulistanos devem poupar mais, sendo que 29,5% dos entrevistados vão guardar a segunda parcela do 13º salário. Outros 24,4% irão gastar em compras e 22,0% vão usar o dinheiro para pagar dívidas. 4,9% dos pesquisados querem viajar. Porém 14,6% ainda estão indecisos, o dobro do percentual registrado no uso da primeira parcela do 13º.

Fonte: DCI