quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dúvida de leitores: Mix de produto

Pergunta enviada por Camila Coutinho

Prezado Sr Caio Camargo,

Boa Tarde!!! Estou com algumas duvidas referentes a montagem de uma loja de material de construção (básico, ferragens, elétrica e hidráulica) e procurando na internet encontrei seu blog... vi algumas matérias publicadas sobre este setor, que li e gostei.

Enfim, estou elaborando um plano de negocio visando a abertura de uma loja de material de construção, para tanto, na parte financeira e operacional, devo abordar os gastos que terei para "colocar a loja em funcionamento", isto inclui os produtos iniciais que deverei comprar.


É aí que está a dúvida. Quais produtos são essenciais em uma loja de material de construção recém aberta, com 170m² ?

Poderia também me informar em quais associações posso encontrar informações detalhadas sobre este mercado, perfil dos clientes? Anamaco? tem mais alguma?

Muito Obrigada!
Camila Coutinho


Olá Camila.

Quem tem informações sobre o mercado e o perfil do cliente do setor de materiais para construção são: a Anamaco, a Latin Panel e o Popai que recentemente realizou uma surpreendente pesquisa no setor (é possível encontrar alguns dados procurando aqui no blog, na barra de busca).

Quanto ao mix, infelizmente não existe nenhuma receita de bolo pronta para uma loja. Dentro das quatro categorias que você mencionou sugiro você pesquisar atentamente o mercado local e ver qual das categorias possui maior demanda na região. Dentro disso, foque um mix mais completo sobre essa categoria, e de maneira a aproveitar o espaço reduzido, nas demais categorias, foque nos produtos essenciais (ou em menos marcas).

Em termos gerais, um bom mix de loja, para cada tipo de produto deve contar com em média três marcas distintas, sendo essas uma de preço de combate, uma de bom benefício, e a marca líder, se esta possuir um preço mais elevado. Também é possível focar em apenas dois produtos, trabalhando com um produto focado em preço e a marca líder de mercado em sua região.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/