terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dúvidas de leitores: Montando uma loja dentro de casa

Pergunta enviada por Tatiana Souza, de São Paulo

Olá Caio,

Tenho uma loja de roupa feminina há mais ou menos um ano. começei fazendo ela na garagem da minha casa e hoje quero aumenta-lá.

Não sei bem o que faço e como começo, terei que deixa-lá fechada durante a obra. Como posso fazer pra não perder meus clientes que consegui durante esse ano de trabalho?
Obrigado,
Tatiana Souza


Ola Tatiana,

Assim como você descreve seu início, muitas grandes empresas começaram em uma garagem.
E se você já visualiza a possibilidade de precisar aumentar a loja, vejo que está no caminho certo. Então, antes de mais nada, parabéns !

Existem algumas alternativas, além de existirem também algumas questões que devem serem respondidas.

Primeiro, vale a pena nesse momento, saber se está valendo mais a pena reformar novamente o imóvel, ou partir de vez para algo mais ousado, como por exemplo, buscar um novo ponto. Esse é um caminho mais prático, mas depende sobretudo do potencial de crescimento que você está visualizando, bem como se existe um ponto próximo à sua residência.

Ao menos que você more em uma via de grande tráfego, e que permita alcançar novos e potencias consumidores, o ideal é que a loja mude para um endereço, caso seja possível, o mais próximo possível do endereço atual, pois provavelmente boa parte de sua clientela pode ser composta por moradores próximos.

Caso a idéia nesse momento seja a de apenas reformar a garagem para a ampliação, você pode alterar alguns horários de trabalho, ou buscar dias mais ociosos da loja para a realização da reforma.Um exemplo: Você nota que o movimento de compras é mais intenso no período da manha e da tarde. Utilize a noite para pequenos reparos. Se você permanece com a loja fechada no final de semana, utilize esses dias para a parte mais pesada da reforma. Se por exemplo, o sábado for um bom dia de movimento, feche a loja aos domingos e às segundas-feiras.
Desde que possível pelo espaço, até mesmo tapumes e lonas podem cobrir áreas de obra enquanto você atende os fregueses. Se a garagem for grande o suficiente, você pode ir reformando parcialmente sua garagem.

Existe também uma terceira alternativa, a de um “local provisório” enquanto você reforma. Enquanto você reforma, vale a pena até mesmo tentar alugar a garagem daquela vizinha que não tem carro, ou um salão próximo. Pelo bem dos negócios, vale a pena até mesmo improvisar e ocupar a sala de estar por um tempo.

Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br