segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

GS&MD promovem evento sobre a NRF

Pós-NRF acontecerá em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, trazendo aos executivos brasileiros as principais tendências e inovações do varejo mundial

Para apresentar ao mercado brasileiro as principais tendências discutidas durante a 99a Convenção Anual da NRF – National Retail Federation, que aconteceu na semana passada (de 10 a 13/01), em Nova York, a GS&MD - Gouvêa de Souza, empresa de consultoria especializada em varejo, marketing e distribuição, promoverá o evento “Pós-NRF” em quatro capitais brasileiras. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, sediarão o encontro sobre a maior convenção de varejo do mundo.

Na ocasião, Marcos Gouvêa e Alberto Serrentino, entre outros especialistas, farão uma síntese dos principais assuntos que movimentaram o evento.

Entre as principais conclusões da NRF 2010 está o fato de que a crise modificou completamente o comportamento dos consumidores, que deixam o impulso de lado e começam a realizar suas comprar mais racionalmente. “Não existe mais aquele consumo desenfreado e inconsequente”, explica Serrentino. “E isso obriga as empresas a repensar suas estratégias sobre como atrair e manter consumidores”.

Um dos destaques vai para o crescimento do varejo online, impulsionado, em parte, pela saturação de lojas no mercado americano depois de quase uma década de fartura. Para Serrentino, está claro que não haverá lugar para todos, e que os “sobreviventes” serão aquelas empresas que apresentarem as melhores propostas e forem mais eficazes.

Outro tema que voltou às rodas de discussão, assim como no ano anterior, foi o da empresa voltada ao cliente (customer centricity), ou seja, a necessidade do aprofundamento no o conhecimento de compradores e consumidores, entendendo os atributos mais valorizados. Em outras palavras, o período é de “back to the basics”, onde não há espaço para grandes inovações, e sim, para o aperfeiçoamento do que já se faz para o consumidor, para fazê-lo ainda melhor. Hoje, no mercado americano, mais vale ser consistente do que inovador. Execução é fundamental.

Marcos Gouvêa, diretor-geral da GS&MD - Gouvêa de Souza, lembra que o um aspecto muito importante dessa mudança é que o foco estratégico vem crescentemente migrando para o consumidor. “O mercado americano, pelo menos nos discursos dos executivos, está mais preocupado com o atendimento ao cliente, apesar de ainda não enxergarmos isso no dia a dia de Nova York. Mesmo assim, o simples discurso de que é preciso ter foco no consumidor, e não em processos ou tecnologia, é quase uma revolução, pois nunca tínhamos ouvido tanta ênfase nesse ponto”, comenta Gouvêa. “Em um mercado em que preço virou commodity, a oportunidade de diferenciação está nas pessoas”, finaliza.

Serviço:

Pós-NRF GS&MD- Gouvêa de Souza:

02/02 – São Paulo, no Hotel Renaissance, na Al. Santos, 2233;
03/02 – Rio de Janeiro, No Hotel Sofitel, na Av. Atlântica, 4240, Copacabana;
04/02 – Belo Horizonte, no Hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes, na Av.do Contorno, 7315;
10/02 – Porto Alegre, na Federasul, no Largo Visconde de Cairú, 17, 7º andar, Palácio do Comércio.

Horário: das 8h30 às 12h20
Informações: (11) 3405-6666 ou eventos@gsmd.com.br