quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Indústria inicia novo ano em ritmo acelerado

O ano começou aquecido para a indústria de bens de consumo. Fabricantes de eletrodomésticos, eletrônicos, eletroportáteis, itens de vestuário e até componentes para veículos iniciaram o mês com volume significativo de pedidos. Essa é uma clara indicação de que o comércio vendeu bem no último trimestre, virou o ano com estoques baixos e agora está de volta às compras. A expectativa das indústrias de bens de consumo é de que o ritmo das fábricas de dezembro seja mantido neste mês, podendo até superá-lo.

A Whirlpool, líder do setor de geladeiras, fogões e máquinas de lavar, encerrou o ano com aumento de 20% nas vendas na comparação com 2008. "Há indicações de que 2010 começou com essa mesma taxa de crescimento, com tendência até de ser maior", diz o diretor de vendas, Sérgio Leme.

O bom momento da indústria no início de 2010 é explicado, segundo Leme, pelas tradicionais megapromoções do comércio de eletrodomésticos neste mês, pelas condições favoráveis de emprego, renda e crédito, e pelo término da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para esses itens, previsto para o fim de janeiro. O fim do incentivo pode suscitar a formação de estoques preventivos no varejo.

O quadro é semelhante para os eletrônicos que contam com um fator extra para impulsionar as vendas de TVs no primeiro semestre: a Copa do Mundo. A LG, por exemplo, começou 2010 com crescimento de 35% a 40% nos volumes de aparelhos faturados em relação a igual período de 2009. Isso significa alta de 15% a 20% ante dezembro, calcula o diretor comercial da empresa, Roberto Barboza. Segundo ele, o ritmo de vendas é tão intenso que não há possibilidade de formação de estoques de TVs de tela fina (plasma e LCD). "O movimento das lojas continua e janeiro será tão bom quanto dezembro", prevê.

A demanda do comércio por eletroportáteis também é intensa. A fábrica da Mondial em Camaçari (BA) não teve férias coletivas na virada do ano e trabalha sem parar. Os pedidos de ventiladores e dos eletroportáteis tradicionais (liquidificadores e batedeiras, por exemplo) estão neste mês 30% e 15% maiores do que no mesmo período de 2009. "Descontada a sazonalidade, estamos mantendo o ritmo de produção do último trimestre", compara o diretor comercial, Giovanni Cardoso.

Na Honeywell, que produz turbo para motores a diesel de picapes, caminhões e ônibus, o ano começou aquecido. José Rubens Vicari, diretor da companhia, afirma que encerrou 2009 com 100% dos pedidos para janeiro, resultado inédito para a companhia. "Normalmente, esse índice varia entre 70% e 80%", ressalta. Pelo volume de encomendas, as vendas deste mês devem superar as de dezembro. No mês passado, foram faturadas 16 mil unidades e a perspectiva para este mês é de 18 mil unidades.

Já a indústria do vestuário espera forte reposição de estoques do varejo para o fim deste mês. "Nesta época, as lojas estão ainda fazendo o balanço", diz Ronald Masijah, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: O Estado de S.Paulo