quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mesbla pode retornar também através de venda direta

A Mesbla, comprada com o Mappin pelo empresário Ricardo Mansur na década de 90, deve voltar via comércio eletrônico (e-commerce) em abril, e mira ainda o mercado de vendas diretas, a longo prazo.

A responsável pela volta na área de comércio eletrônico é a TeleMercantil, que deve operar a nova Mesbla na internet em parceria com outras companhias e que tem à frente Steve Chen. Foi fechado um contrato com a família Mansur para utilizar a marca por 20 anos e que prevê compartilhamento do faturamento.

Segundo Giuliano Pereira, diretor comercial da J3P, agência contratada para fazer o desenvolvimento do conteúdo e relacionamento do site, a marca, que foi uma das grandes varejistas brasileiras e faliu em 1999, "deixou saudade" e não enfrentará dificuldades para voltar.Entre as parceiras do site e responsáveis pela sua estrutura, já montada, está a eHub, que fará a logística, e a J3P, responsável pela sua comunicação.

E a intenção é atingir o público feminino, principalmente das classes A e B, com a venda de cosméticos, perfumes, produtos de tecnologia voltados para mulheres e aparelhos como depiladores e chapinhas. A área contábil da empresa caberá à Esfera.

Concorrência

A Mesbla pode concorrer com players como a Sack's, que se destaca na venda de perfumes importados na internet e mesmo com a Renner, loja de departamentos que também encontrou um nicho no e-commerce e está testando seu site, para vender perfumes, relógios e outros segmentos em breve.

De acordo com o diretor da J3P, a preparação começou há 10 meses e foi feita uma pesquisa que mostrou que a Mesbla não teria dificuldades de voltar ao mercado em novo segmento e não seria rejeitada por fornecedores, mesmo aqueles que não tiveram dívidas pagas pela antiga Mesbla, tanto que a página da marca na Internet, que está no ar recebendo apenas cadastros de fornecedores e clientes, chegou a receber contatos de 80 a 100 fornecedores por dia. "Isso não nos preocupa, o que está exigindo maior esforço é organizar o back office do site, vamos trabalhar o relacionamento com clientes para descobrir o que a mulher quer, conversamos com fornecedores sobre isso e a proposta foi bem aceita", explica.

70 mil pessoas estão sendo convidadas para testar o e-commerce a partir de fevereiro, para que o site possa ser aberto ao público em abril. A partir dos testes, Pereira acredita que terá mais dados para estabelecer os objetivos da companhia, que está se definindo como a marca da "mulher-ponto-com". "O potencial é enorme e entrar em um bom momento, as mulheres estão consumindo cada vez mais na internet, em uma curva ascendente maior do que os homens." Segundo dados da consultoria e-bit, o e-commerce fechou 2009 com faturamento de R$ 10,5 bilhões, alta de 28% frente a 2008. No entanto, apenas 25% das pessoas que acessam a Internet no Brasil são e-consumidores.

Sobre a volta da marca para o varejo físico, Pereira afirma que a internet é o futuro do varejo, mas não descarta lojas conceito. Fontes do mercado e ex-funcionários da empresa dizem que apenas a Mesbla Loja de Departamentos tem débitos na justiça, não a Mesbla S.A.

A Mesbla, um dos grandes nomes do varejo nos anos 80 e 90, e que voltará ao mercado via comércio eletrônico em abril - antes de o Mappin retomar os negócios - estuda brigar no segmento de venda direta, que tem se mostrado em ascensão. A venda direta não fazia parte dos negócios da empresa antes de a Mesbla fechar suas portas em 1999.

A Mesbla, que ainda pertence ao empresário Ricardo Mansur, volta em parceria com a TeleMercantil, que tem contrato com a família Mansur, e prevê o uso da marca por 20 anos. A preparação da retomada da Mesbla começou há 10 meses e 70 mil pessoas devem testar o site antes de seu lançamento. A logística será feita pela eHub e o conteúdo do site, pela agência J3P. Giuliano Pereira, diretor Comercial da J3P, diz que a Mesbla havia "deixado saudades" e a intenção é atingir mulheres classes A e B, com venda de cosméticos, perfumes e tecnologia, segmentos da Sack's e Renner.

Fonte: DCI