quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Tecnologia muda hábitos de clientes e varejo

Entre o estado da economia e o crescimento tecnológico, os consumidores estão, mais do que nunca, abraçando a internet, os telefones móveis e outras tecnologias para encontrar formas de mudar a maneira de fazer compras. Para atender a essas demandas, e não perder espaço, as redes varejistas devem responder com promoções e ofertas cada vez mais personalizadas.
Essas afirmações fazem parte de um estudo divulgado pela IBM em sua National Retail Federation Annual Convention & Expo 2010, evento que acontece em Nova York.

Baseado em entrevistas com 32 mil consumidores em seis países, o levantamento revela que compras baseadas em conhecimento tecnológico não são mais apenas um nicho.

“Em todos os mercados, de todos os grupos de idade e segmentos de varejo que estudamos, de guloseimas às lojas especializadas em roupas, descobrimos grande uso de tecnologia entre os consumidores”, afirmou a líder de indústria de varejo da IBM, Jill Puleri.

A surpresa do estudo é que o uso da tecnologia era mais pronunciado em mercado de crescimento elevado como Índia, China e Brasil , que em mercados mais estabilizados como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

“O mundo emergente tem percentual superior de entrevistados que usam duas ou mais tecnologias para comprar”, afirma Puleri. A internet e os celulares foram as opções mais citadas, respectivamente.

Mas como os consumidores querem usar essas tecnologias?

- 79% querem usar os sites para acessar e imprimir cupons;
- 75% dos entrevistados desejam utilizar os celulares para encontrar onde estão as lojas mais próximas;
- 66% gostaria de saber quais mercadorias estão em estoque antes de chegarem a algum ponto de venda;
- 78% dos consumidores disseram que contribuiriam ou co-criariam com os varejistas por meio de feedbacks.

Para extrair inteligência de um grande volume de comentários, como pesquisas por e-mail ou posts em blogs e redes sociais, como Facebook ou Twitter, essas redes e também as fabricantes estão cada vez mais aderindo a análise das informações dos clientes. Essas novas aplicações de Business Intelligence (BI) podem, rapidamente, encontrar documentos, pesquisas, comentários e avaliá-los por meio de palavras negativas ou positivas associadas a uma marca em particular, produtos ou serviços.

Fonte: InformationWeek EUA, traduzido e publicado no Brasil pela IT WEB