segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Varejo brasileiro ganha holofotes

Frequentadora há oito anos da Retail's Big Show, a maior feira de varejo do mundo realizada em Nova York, a presidente da rede varejista Magazine Luiza pela primeira vez volta ao Brasil com o bloco de anotações praticamente em branco.

Luiza Trajano, que percorre estande por estande em busca de novidades de gestão na área, desta vez testemunhou uma mudança de tendência.

Na feira realizada há 99 anos, as principais tendência no varejo desta vez vieram do Brasil. Reportagem especial de seis páginas publicada hoje na edição impressa do Brasil Econômico mostra o sucesso do modelo brasileiro de varejo.

Além do Magazine Luiza, participaram do evento redes como Livrarias Saraiva e Cacau Show. Modelos de atendimento, expansão agressiva e investimentos em multicanais de vendas foram os destaques brasileiros apresentados durante a feira.

O Brasil teve o maior número de participantes no evento, ao lado do Canadá, com 27% do total de estrangeiros. Neste ano, 600 brasileiros seguiram os passos de Luiza Trajano rumo a Nova York.

O modelo de negócios de vendas online do Submarino foi citado em palestras de representantes do varejo americano, ao lado de cases como o da Amazon. Outros consultores estrangeiros apontaram a Boticário como uma das empresas brasileiras com maior potencial para internacionalização.

Mas o varejo brasileiro não mostrou apenas suas iniciativas vitoriosas. Ao contrário, os representantes que estiveram na feira voltam com lições em áreas como logística e embalagens mais adequadas à nova realidade. A reportagem mostra ainda mudanças importantes no varejo dos países do Leste Europeu, muito diferente do que temos no mercado brasileiro.

Falta de transparência e corrupção ainda fazem com que estas regiões tenham dificuldades em atingir seu potencial.

Fonte: Brasil Econômico