quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Consumidores de baixa renda não se importam com a marca do produto

Pesquisa realizada pela ACSP mostra que consumidor da baixa renda é o menos propenso a adquirir produtos de rótulos renomados. Mais da metade dos consumidores paulistanos não se preocupa em consumir marcas conhecidas

Pesquisa feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com 800 pessoas apontou que 50,2% dos paulistanos não se preocupam em consumir marcas conhecidas, apostando no custo x benefício na hora de comprar determinado produto.

Entre as classe sociais, 40% dos consumidores que fazem parte das classes A e B mostram-se preocupados em consumir marcas conhecidas. Para consumidores da classe C, esse número cai para 36,8% e despenca para 21% entre os consumidores das classes D e E.

“O consumidor da baixa renda está em busca de ‘custo x benefício’, o que reflete em procurar nas marcas mais baratas o que ele geralmente encontra nas mais caras. Entretanto, vale salientar que esse público apresenta uma fidelidade maior às marcas que consome”, aponta Sandra Turchi, superintendente de Marketing da ACSP.

Por outro lado, a pesquisa também levantou que 82,8% dos entrevistados concordam que marcas de melhor qualidade são normalmente mais caras

Fonte: Revista Consumidor Moderno