segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dúvidas de leitores: Liquidação depois das festas prejudica a reputação da loja ?

Pergunta enviada por Alexandre

Bom dia Caio!

Assino e recebo sua newsletter e tem sido de muita serventia para minha empresa.
Minha pergunta: Na sua opinião as liquidações logo após o Natal, aquelas que iniciam normalmente no dia 26, são consideradas falta de respeito com o cliente, uma vez que o mesmo comprou com desconto menor até alguns antes?

Desde já obrigado!
Alexandre


Olá Alexandre

Primeiramente obrigado por assinar nossa newsletter.
Eu acredito que não Alexandre. De certa forma, hoje podemos dizer, até pelos resultados que empresas como Ponto Frio e Magazine Luiza apresentaram no começo do ano, que já existe uma cultura criada de descontos após o período de festas.

É obvio que se estivermos falando de bens como geladeiras ou televisores, muitos consumidores podem realmente se sentir lesados de alguma forma, por adquirir um produto que dias após poderia ser encontrado com um valor menor.

Eu defendo a questão de que em pouco tempo, essa cultura poderá até mesmo acarretar em algum impacto negativo nas vendas de Natal. O consumidor pode aprender que se esperar mais um pouco, talvez comprará mais barata a mercadoria que tanto deseja. Entretanto, nunca saberá ao certo se conseguirá encontrar exatamente o que procura (pois o modelo desejado pode ter sido esgotado do estoque durante as vendas de final de ano), ou ainda não encontrar uma condição de vendas tão favorável quanto no período antecedente às festas, muitas vezes tendo que pagar à vista pela mercadoria.

Para roupas, acessórios, brinquedos e outros produtos, acredito que o risco barra exatamente em acabar não encontrando o que desejava comprar durante o período de liquidação, uma vez que o produto possa ter se esgotado durante as vendas de final de ano.

Então fica sempre a dúvida: comprar agora, com uma melhor condição, ou esperar pela chance de comprar mais barato, correndo o risco de não encontrar o que precisa ? Independente do caso, essa é uma questão que só seu consumidor poderá decidir.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br