quarta-feira, 17 de março de 2010

Sebrae/PR e Fecomércio lançam VarejoMAIS 2010 em Curitiba nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 18, o Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio lançam às 19h30, em Curitiba, a edição 2010 do VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade. O programa tem como objetivo aumentar a competitividade no varejo e profissionalizar cada vez mais o setor. É voltado para empresários de micro e pequenas empresas e profissionais de vendas do comércio varejista que buscam excelência em seus atendimentos.

No evento, que reunirá empresários do setor, o gestor do VarejoMAIS em Curitiba e Região, o consultor Leandro Krug Libano Batista, vai proferir a palestra “Tendências do Varejo 2010”. “Vamos demonstrar o crescimento do varejo virtual, das redes de franquias e das grandes redes de varejo, além de mostrar quais são as consequências para os empresários independentes do pequeno varejo”, explica o consultor do Sebrae/PR.

Leandro Batista afirma que o mercado está em processo de profissionalização. “O varejista independente sofre uma ameaça de extinção muito em breve. A profissionalização é crucial nesse momento”, completa o consultor do Sebrae/PR ao explicar que esse será o viés de sua palestra. Depois da apresentação, o consultor vai demonstrar como pode auxiliar os varejistas independentes para que se preparem para esse novo momento do mercado.

Durante o lançamento também serão apresentados casos de sucesso de empresas que participaram do VarejoMAIS em 2009 e melhoraram o desempenho e os indicadores de performance de seus estabelecimentos comerciais. Um dos casos de sucesso, destaque em 2009, é o da Joanah Pink – Centro Integrado da Mulher. No mercado há seis anos, a empresa, com sede na Capital, participou da edição passada do VarejoMAIS e remodelou sua gestão.

Uma das proprietárias da empresa, Andreia Berté, conta que ela e a sócia, Fernanda Pauliv, se sentiram motivadas pelo programa e aderiram. “Começamos a empresa oferecendo cursos e palestras, mas com o passar do tempo passamos a oferecer outros serviços. As consultorias e as palestras do Sebrae/PR fizeram com que olhássemos a empresa num todo e voltássemos o foco para todos os setores. Além do processo de gestão administrativa, houve uma transformação visual, o que representou mais vendas e satisfação das clientes”, diz Berté.

A empresária explica que o mais importante no VarejoMAIS é o questionamento que nasce em relação ao processo empresarial. “As empresas que participam desse Programa são, na maioria das vezes, familiares e que têm as ações muito centralizadas. Com o VarejoMAIS, os diretores aprendem a ouvir críticas e a realizar as mudanças. Isso é que vai trazer a renovação para dentro do negócio”, ressalta a proprietária da Joanah Pink.

A Farmácia Faz Bem é outro caso de sucesso que irá servir de exemplo durante a palestra. “Nascemos dentro do Sebrae/PR. Logo depois da abertura da empresa, em abril de 2009, veio o VarejoMAIS e foi um casamento perfeito. Nosso faturamento está de acordo com o plano de negócios e estamos tendo crescimento de 5% ao mês, ou seja, alcançando 90% da nossa meta”, conta Maurício Choinski, proprietário da farmácia.

A Curitiba Rent a Car, locadora de veículos, é mais uma empresa que participou do VarejoMAIS e obteve sucesso. “A locadora teve um aumento de 50% na frota de veículos. É mais um exemplo de que o VarejoMAIS realmente possibilita um diagnóstico sério e implanta o processo de gestão dentro das empresas”, diz Leandro Batista, consultor do Sebrae/PR.

O Programa

O VarejoMAIS proporciona aos empresários capacitação gerencial e funcional, abordando temas como vendas, finanças, promoções, recursos humanos, atendimento, comunicação visual de loja e marketing. Os consultores do Sebrae/PR e especialistas em varejo acompanham as empresas em cada uma das fases do programa que se inicia com um diagnóstico operacional do negócio. Com uma análise é possível avaliar, nessa primeira fase, pontos como atendimento, estrutura física e gestão empresarial.

Como resultado do programa, os varejistas buscam aumentar a competitividade e os lucros das empresas, melhorando seus processos de gestão e desenvolvendo um diferencial para as mesmas. Entre os pontos abordados estão proximidade, relacionamento e atendimento ao cliente; capacitação e treinamento de pessoal; melhoria da gestão da carteira de clientes; definição de novos produtos, serviços e processos; aprimoramento administrativo e desenvolvimento de equipes de sucesso.
Mais informações sobre o lançamento da edição 2010 do VarejoMAIS e inscrições podem ser obtidas pelo 0800 570 0800 ou na Regional Centro-Sul do Sebrae/PR, que fica na Rua Caeté, 150, em Curitiba.

Fonte: Paranashop