quarta-feira, 7 de abril de 2010

Alshop aponta aumento de 7% nas vendas em shoppings para o Dia das Mães

Considerada a segunda maior data do ano para o varejo de shoppings, ficando atrás somente do Natal, o Dia das Mães reserva um incremento de aproximadamente 7% nas vendas, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Após uma Páscoa altamente rentável, com índices de vendas que superaram os registrados na Páscoa passada, os comerciantes de centros de compras apostam em diferentes estratégias para manter ativo o interesse dos consumidores, seja por meio de ações agressivas de marketing nos principais veículos de comunicação, ou ainda com o lançamento de novos produtos, e outras promoções.

Estudo realizado pela Alshop em 2009 detectou que 58% dos lojistas usaram destes mecanismos de fidelização e atração de clientes. E, para 2010, a tendência é de que isso ocorra ainda mais, pois o cenário econômico mundial favorece estes investimentos, podendo assim superar a imagem negativa observada por 53% dos empresários varejistas quanto ao desempenho de vendas durante o mesmo período do ano passado.

Os shoppings já preparam hoje uma programação especial para os dias que antecedem a data, como workshops de maquiagens, desfiles de moda, entre outras atrações. E desde o fim de março, empresas que comercializam artigos de interesse feminino já elaboram ações específicas para atrair antecipadamente seus clientes.

Entre os produtos mais procurados nas lojas estão: artigos para o lar e objetos de decoração; CDs e DVDs; bijuterias e acessórios; roupas e sapatos, eternas vedetes das mulheres; além de perfumaria e cosméticos, segmento este que deve ter o crescimento mais acentuado, chegando a 15%. E como a Copa do Mundo de Futebol será no mês seguinte à data, itens como tevês de LCD, celulares com tevê, entre outros aparelhos de imagem, terão destaque entre a preferência feminina.

“Grande parte do sucesso do varejo nacional deve-se às mulheres. E os lojistas, conscientes do poder de compra deste público, utilizam-se de diversas ferramentas de incentivo, tornando ainda mais dinâmico o dia-a-dia dos centros de compras e dos que ali atuam”, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun. A entrada de mais estabelecimentos no varejo, desencadeada pela abertura de novos shoppings por todo o Brasil, também contribui para uma expectativa altamente positiva para a época.

Já no que diz respeito às contratações de mão-de-obra temporária, grande parte dos varejistas aproveitará os profissionais que estiveram atuando em datas anteriores, como a Páscoa, Carnaval e Natal, para atender a maior demanda de consumidores no Dia das Mães, deixando de lado a busca por novos trabalhadores.