terça-feira, 11 de maio de 2010

Spoleto inova em criar ação de marketing utilizando o Foursquare

Rede é um dos primeiros estabelecimentos a aderir à nova rede social e a oferecer brindes semanais aos clientes mais fiéis

O Spoleto, maior rede de culinária rápida do país, sai na frente e adere ao Foursquare, a rede social mais falada do momento. A ação de marketing viral inovadora começa esta semana, inicialmente com a participação de apenas seis restaurantes, divididos entre Rio de Janeiro e São Paulo, para no futuro estender para os outros 230 pontos da rede. A promoção oferece um presente especial aos clientes que mais freqüentarem os endereços participantes e seguirem as instruções do site.

Dar um check in, na linguagem da comunidade, é freqüentar um local e ser reconhecido pelo sistema Foursquare, que está naquela localização. Como o objetivo principal do “jogo” é eleger o cliente mais fiel e assíduo a Mayor (prefeito em inglês e outra expressão criada pelo site), na promoção do Spoleto o cliente que mais der check in nas lojas participantes, durante uma semana, será eleito o prefeito e receberá uma recompensa por isso. Somente às sextas-feiras, ele ganha um presente especial: um prato de massa tradicional Spoleto (penne, fettuccine, farfale, fusilli integralle ou spaghetti). Um detalhe importante da ação é que a credencial de mayor é oferecida pelo site Foursquare e deve ser mostrada, através do celular, ao caixa do Spoleto para receber na hora o presente. A ação tem validade até o dia 31 de julho.

“Nosso objetivo é que toda semana um cliente Spoleto tenha uma nova oportunidade, para tornar-se o prefeito e embaixador de determinada unidade do Spoleto, e ganhar uma recompensa por isso”, afirma Antônio Moreira Leite, gerente de marketing do Spoleto. “Além disso, achamos muito positivo que nossos consumidores assíduos indiquem o Spoleto para suas comunidades”, completa.

A promoção de lançamento do Spoleto + Foursquare, criada pela agência It´s Digital, já está no ar somente nos restaurantes Spoleto Faria Lima (www.foursquare.com/venue/369043), Shopping Villa Lobos (www.foursquare.com/venue/1279478) e Alameda Santos (www.foursquare.com/venue/822834), e no Rio de Janeiro, Spoleto Botafogo Praia Shopping (www.foursquare.com/venue/430705), Pedro Lessa (www.foursquare.com/venue/1566315) e Rio Branco (www.foursquare.com/venue/2027281).

Sobre o Foursquare


Lançado há um ano, o Foursquare é um site de mídia social baseado na localização do usuário via GPS, do próprio celular, e permite que a pessoa indique exatamente o estabelecimento onde está, em que locais já esteve, o que achou do serviço, dos pratos, dos produtos, dê dicas de restaurantes, bares, lojas interessantes no bairro e compartilhe online todas estas as informações com sua comunidade. A rede ultrapassou 22 milhões de check-ins nos EUA e já reúne mais de um milhão de usuários em todo mundo. Este ano o Foursquare concorre ao Webby Awards, premiação que é considerada o Oscar da Internet.