segunda-feira, 14 de junho de 2010

Copa do Mundo aumenta a procura por aparelhos de transmissão digital

Receptores digitais, antenas e produtos de alta definição batem recorde de vendas

Aproximadamente 30 bilhões de pessoas, em todo o mundo, acompanharão a Copa do Mundo 2010, que começou no dia 11 de junho, na África do Sul. Uma boa parte dessas pessoas assitirão aos jogos em alta definição, através de televisores HD, antenas com sinal digital e até mesmo em 3D. Tudo isso porque essa é a primeira Copa do Mundo a ser transmitida com sinal em alta definição.

Esse período está sendo considerado um ótimo alavancador de vendas para os fabricantes e lojistas de aparelhos eletrônicos. De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a previsão é que sejam comercializados 11,5 milhões de aparelhos em 2010, cerca de 60% apenas no primeiro semestre. O número representa um aumento de produção de 21% em relação ao ano passado.

Segundo Rubens Branchini Martins, diretor comercial e de marketing da Eletrônica Santana, a procura por aparelhos de transmissão digital e alta definição aumentou em 50%, desde o início do campeonato mundial. "Percebemos esse boom nas vendas de antenas, transmissores digitais e outros, no início do mês de junho. Nosso estoque precisa ser reabastecido diariamente, pois a procura por aparelhos digitais é muito alta", destaca o diretor.

Dados do Fórum do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre), que reúne radiodifusores, fabricantes de equipamentos, membros do governo e pesquisadores, o número de telespectadores deve triplicar durante a Copa do Mundo.Desde dezembro de 2007, quando as redes inauguraram a TV digital aberta no Brasil, até 2009, foram vendidos 2 milhões de unidades, entre TVs prontas para exibir canais digitais, "set-top boxes" (caixas conversoras de sinal), celulares com TV digital, mini TVs digitais e outros aparelhos. Em 2010, a expectativa é de que sejam vendidas mais 5 milhões de unidades, o dobro do que foi comercializado em dois anos. Seriam 7 milhões os aparelhos com TV digital no Brasil. A previsão do fórum é também que ultrapasse a casa dos 4 milhões o número de equipamentos de TV Digital vendidos no país, o que inclui conversores para aparelhos de TV e computadores, televisores com conversor embutido e celulares com TV Digital.