terça-feira, 8 de junho de 2010

Domino´s Pizza volta a crescer

Nos 50 anos de fundação da rede americana, franquia brasileira ganha prêmios e atravessa melhor fase

Comemorando 50 anos em 2010, a Domino´s Pizza, maior rede de entregas do mundo, acelera a expansão no mercado brasileiro. Controlada pelo Grupo Umbria, que assumiu a operação no Brasil em 2004, a Domino’s comemora o crescimento contínuo de dois dígitos nas vendas depois do processo de reestruturação. E foca agora a expansão no estado de SP, um dos mais concorridos mercados de pizza do mundo. Em 2010 chega também a novas capitais, ampliando sua penetração no país.

Esse ano serão inauguradas 10 novas lojas. As capitais Vitória (ES), Curitiba (PR) e São Luiz (MA) recebem suas primeiras franquias. A cidade de São Paulo ganha 3 novas lojas: Morumbi, com previsão de abertura em julho; Pinheiros, em agosto, e Vila Mariana, em dezembro. No Rio de Janeiro, a rede avalia pontos nas zonas sul e oeste. Belo Horizonte e Brasília ganham uma nova franquia cada. Com as novas unidades, a rede fechará o ano com 37 lojas em operação no país. Outros sete contratos de franquias serão assinados para abertura em 2011.

“A Domino´s atravessa sua melhor fase desde a chegada ao Brasil. Reestruturamos a empresa e estamos prontos para competir no mercado paulista. Para isso, apostamos na eficiência do nosso sistema de delivery e na estrutura e suporte que o Grupo Umbria nos proporciona”, avalia o diretor-geral da Domino’s Brasil, Roberto Fiani.

A Domino´s é uma das 3 redes de food service administradas pela Umbria. Com dez anos de operação no mercado brasileiro, o grupo controla também o Spoleto, hoje com 261 unidades, a Koni Store – de comida japonesa, com 36 lojas - , duas fábricas e uma distribuidora, além de todo o apoio da central de serviços compartilhados.

Em 2009 a rede de pizza delivery obteve crescimento de 25% (lojas + royalties da marca) em relação ao ano anterior, atingindo um faturamento de R$ 36,2 milhões. Para 2010, a expectativa é crescer 22%.

Foco no mercado paulista

A maior meta do plano de expansão é abrir novas franquias na Grande São Paulo, litoral e interior em um raio de até 100km da central de produção da cidade de São Paulo. A preferência é por candidatos que queiram ter mais de uma loja. O projeto de expansão incluiu um trabalho de mapeamento sócio-demográfico com a delimitação das áreas de entrega de cada loja a ser inaugurada, preservando a região de cada futuro franqueado. Ele foi realizado pela ION, mesma empresa que atende Outback, Starbucks e outras grandes redes.

Na opinião da diretora de expansão do Grupo Umbria, Renata Rouchou, a grande vantagem para os novos franqueados é ainda poder escolher entre inúmeras regiões com excelente potencial para o negócio.

“Como estamos iniciando a expansão em São Paulo, todas as áreas mapeadas apresentam um potencial de consumo de mais de 20 mil domicílios das classes A/B, portanto regiões bem valorizadas”, diz. “Nosso estudo separa as áreas exclusivas de delivery sempre com base nas premissas da Domino´s Internacional, e com a segurança de que o tempo de preparo e entrega dos produtos não exceda 30 minutos após o pedido” completa.

Para ganhar clientes na cidade com mais alto consumo de pizzas no mundo, a Domino´s aposta na eficiência de seu sistema de entregas – que garante ao cliente a pizza grátis se forem ultrapassados 30 minutos do pedido – e na força da marca entre os jovens consumidores. Em 2008, duas novas lojas próprias foram abertas na cidade de SP e ambas já estão performando acima da expectativa para o período de maturação.
“Nosso produto é formatado especialmente para as entregas e isso é um grande diferencial em São Paulo, além da qualidade. A pizza chega na casa do cliente na temperatura ideal para o consumo, e no prazo máximo de meia hora”, diz Roberto Fiani.

Atualmente, a Domino’s Pizza conta com 4 lojas (3 próprias e 1 franquia) na capital paulista: Vila Olímpia, Jardins, Perdizes e Bandeirantes. A rede está presente ainda nos estados do Rio de Janeiro (10 próprias e 6 franquias), Minas Gerais (2 franquias), Rio Grande do Sul (1 franquia) e no Distrito Federal (4 franquias), totalizando 27 unidades. O potencial do mercado brasileiro é considerado pela matriz norte-americana um dos mais promissores para a consolidação da marca, ao lado da China.

A Domino’s Pizza Brasil pertence à holding Umbria, - empresa brasileira de gestão de food service que atua nos segmentos fabril e de varejo, com foco no cliente e em gestão de pessoas. O grupo também é detentor das redes Spoleto e Koni Store.

Domino´s Internacional

A Domino’s é hoje líder em delivery de alimentação no mundo, marcando presença em 65 países e com forte apelo entre os jovens. A rede conta com 9 mil lojas ao redor do mundo, sendo 4.700 nos Estados Unidos e 4.300 em outros mercados. As vendas globais atingiram U$ 5.6 bilhões em 2009.

A primeira loja foi aberta em dezembro de 1960 em Ann Arbor, Michigan, próxima à Universidade de Eastern Michigan. Desde o início os sócios – dois irmãos - decidiram focar o negócio na entrega de pizzas, o que rapidamente conquistou os estudantes da universidade como clientes. Curiosidade: um fusca era utilizado para fazer as entregas.

Nas décadas de 1960 e 70, a rede se expandiu dentro dos Estados Unidos, com lojas próximas a campis e bases militares e grande número de entregas no período noturno. Nos anos 80, a Domino’s se expandiu para áreas residenciais e em 1983 iniciou o crescimento fora dos EUA, com lojas abertas no Canadá e na Austrália.

Em 1998 o sócio fundador Tom Monaghan vendeu a Domino’s para o Grupo Bain Capital Inc. Em 2004, a Domino’s Pizza se tornou uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque.