quinta-feira, 22 de julho de 2010

Comércio prevê aumento nas vendas no Dia dos Pais

Mais da metade dos executivos apostam em faturamento maior para a data deste ano
A maioria dos empresários do comércio prevê aumento do faturamento e das vendas neste Dia dos Pais, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a consultoria Serasa Experian, 55% dos entrevistados apostam em melhora - o patamar é o maior desde o início da pesquisa, em 2005.

Entre os cautelosos, 39% acham que seu faturamento repetirá o de 2009 e apenas 6% preveem queda nos negócios até o segundo domingo de agosto. A pesquisa sobre a perspectiva empresarial para o Dia dos Pais, divulgada nesta quinta-feira (22), ouviu 1.010 executivos do varejo entre os dias 28 de junho e 7 de julho.

Oito em cada dez executivos das grandes empresas apostam na melhora, enquanto entre as pequenas, mais da metade dos empresários veem uma data positiva. Nas médias empresas, 60% compartilham da mesma opinião.

Segundo os economistas da Serasa, no Dia dos Pais de 2009, menos da metade (41%) dos entrevistados trabalhavam com aumento do faturamento, 41% com estabilidade e 18% com queda na comparação com igual data de 2008.

É importante lembrar que no Dia dos Pais 2009, a economia brasileira já tinha saído da crise e apresentava crescimento, o que aumenta a expressão dos números atuais, diferentemente das datas que tiveram como base de comparação a primeira metade daquele ano, que foi dividido entre crise (1º trimestre) e recuperação (2º trimestre).

Os comerciários do Nordeste são os mais otimistas em relação ao aumento de seu faturamento (67%). Na sequência aparecem os do Centro-Oeste (61%), do Sudeste (55%), do Norte (53%) e do Sul (50%).

Presente preferido

A pesquisa ainda apontou os presentes que devem estar na preferência dos consumidores: roupas, sapatos e acessórios são citados por 55% dos entrevistados; depois vêm o celular (23%), os aparelhos eletrônicos (6%), os itens de perfumaria e cosméticos (6%), os vinhos e outras bebidas (2%), jantares ou almoços em restaurante (1%), joias, relógios e canetas (1%), CDs, DVDs e livros (1%), computador ou itens de informática (1%), jogos eletrônicos (1%) e outros (3%).

No ano passado, os presentes mais procurados foram roupas, sapatos e acessórios (59%), celular (18%), eletrônicos (7%), perfumaria (5%) e vinhos/bebidas (2%).

A mostra que o varejo mantém o otimismo em relação ao seu faturamento, praticamente, repetindo os patamares do Dia dos Namorados, mesmo com a elevação dos juros, o maior endividamento e inadimplência do consumidor. A evolução do crédito, com prazos cada vez mais longos, é uma das razões para isso.

O dinheiro deve ser o principal meio de pagamento (39%), seguido pelo cartão de crédito (25%), cartão de débito (18%), cheque (16%) e cartão da própria loja (2%). Um ano atrás, as vendas à vista foram feitas por dinheiro (44%), cartão de crédito (22%), cheque (17%) e cartão de débito (16%).

- As vendas a prazo serão superiores as que ocorreram no Dia dos Pais 2009. Neste sentido, destaca-se o crescimento das transações com cartões de crédito, tanto à vista como parcelado, ocupando fatia cada vez maior nos meios de pagamentos.

Fonte: R7