segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ABF e Provar/FIA divulgam o desempenho do setor de franquia no segundo trimestre de 2010 e as expectativas para o terceiro trimestre

O crescimento do faturamento no segundo trimestre foi 3,7% e a expectativa para o terceiro trimestre é de 6,1%.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar os resultados da pesquisa sobre o desempenho do setor de franquia no segundo trimestre de 2010 e a expectativa para o terceiro trimestre.

Em sua 13ª edição, o estudo que é realizado em parceria com o Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração (FIA) e Felisoni Consultores Associados, avaliou os resultados a partir de uma amostra de 54 redes de franquias.

A amostra conta com empresas dos seguintes ramos de atividade: acessórios pessoais e calçados; alimentação; bebidas, cafés, doces e salgados; beleza, saúde e produtos naturais; construção e imobiliárias; cosméticos e perfumaria; educação e treinamento; entretenimento, brinquedos e lazer; escolas de idiomas; limpeza e conservação; móveis, decoração e presentes; negócios, serviços e conveniência, serviços automotivos e vestuário.

O principal da revela que o setor de franquias continua forte no mercado brasileiro, de modo que a expectativa de crescimento no terceiro trimestre é de 6,1%, ante 4,1% do segundo trimestre deste ano.

Por conta dos efeitos sazonais as variações no faturamento podem ser muito bruscas de um trimestre para o outro.

Do total da amostra de redes participantes, 6% são franquias do segmento de bebidas, cafés, doces e salgados; 7% são redes do segmento de educação e treinamento; 11% são do segmento de beleza, saúde e produtos naturais; 13% englobam o segmento de acessórios pessoais e calçados, 33% do segmento de alimentação, mantendo o ritmo de maior participação da amostra e por fim 30% são de outros segmentos, cujo índice de participação não forma suficientes para que houvesse uma classificação individualizada.
Tendência de crescimento

“Nesta pesquisa calculamos a tendência de crescimento trimestral dos últimos anos, iniciando no primeiro trimestre de 2007. Assim, vemos uma tendência de crescimento do faturamento trimestral da ordem de 4,1% no período, destacando-se o segmento de franquias de serviços, com tendência de crescimento de 5% ao trimestre”, afirma o Professor Nuno Manoel Martins Dias Fouto, coordenador da pesquisa pelo PROVAR/FIA. Segundo Fouto isso significa que o segmento de serviços mais do que dobrou o faturamento trimestral nos últimos quase quatro anos.

A ABF fez a revisão dos números gerais setor de franquias, a expectativa de crescimento no faturamento anual é de 18,7% em 2010, acrescenta Ricardo Bomeny, presidente da ABF.

Lojas próprias e unidades franqueadas

Ao todo 6.419 lojas estão representadas nessa edição da pesquisa, sendo 836 lojas próprias e 5.583 unidades franqueadas, ou seja, 13, 0% de lojas próprias e 87,0% de lojas franqueadas.

Destacam-se com o maior número de lojas as empresas do ramo de alimentação, representando 28% do total de lojas, com uma expectativa de aumentar em 5,2% as unidades franqueadas.

Lojas por segmento

O crescimento do numero de lojas no segundo trimestre deste ano foi 3,5% e a expectativa de crescimento para o terceiro trimestre é de 5,6%

Destacam-se com o maior número de lojas as empresas do ramo de Alimentação, que representam quase 30% do total de lojas.

A pesquisa aponta, ainda, que na composição da amostra a participação das lojas próprias diverge entre os segmentos, sendo mais elevada para educação e treinamento, sendo que 36% delas são próprias e 64% são franqueadas.

Se comparado em número de lojas franqueadas, vence o setor de bebidas, cafés, doces e salgados, com 99% da amostra contra 1% de lojas próprias nesse mesmo segmento. O crescimento esperado do número de lojas é superior ao apresentado no mesmo período do ano passado, 5,6% contra 4,8%.

Para o setor de alimentação, a expectativa de aumento no número de unidades franqueadas é de 5,2%. A variação total esperada é de 4,5%.

Em relação ao mesmo período do ano passado, as empresas desse setor esperam um faturamento 13,6% maior para o trimestre. A expectativa para o 3º trimestre é de um faturamento 3,6% maior do que o verificado no 2º trimestre.

Para o 3º trimestre, as empresas classificadas no segmento batizado com Bens esperam um aumento de 5,5% no número total de suas lojas.

A variação esperada para unidades próprias é de 3,9% e para unidades franqueadas esse valor é de 5,9%. Quanto ao faturamento, a expectativa é que o desempenho das franquias que comercializam Bens cresça em 15,4% em relação mesmo período do ano passado. Em 2009, o crescimento do 3º trimestre em relação ao segundo foi de 1,1%. Nesse ano, a expectativa para o 3º trimestre é de um faturamento 4% maior do que o registrado no trimestre anterior.

O setor de prestação de serviços apresenta expectativa de crescimento parecida com o setor de Bens, 1,4% para unidades próprias e 5,9% para unidades franqueadas, totalizando um crescimento esperado de 5,6%. O setor de serviços apresenta expectativa de faturamento para o 3º trimestre 29,2% maior do que o mesmo período do ano passado. Se comparado com o 2º trimestre nos três anos anteriores, a expectativa para esse ano é maior do que as realizadas anteriormente.

Fonte: Divulgação