terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Fernando de Castro assume a presidência do IDV

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) tem novo presidente para os próximos dois anos.

Desde o dia 1º de janeiro de 2011 (sábado), Fernando de Castro, diretor de estratégia e desenvolvimento do Grupo Saint-Gobain para a América do Sul, é o quarto executivo a assumir a presidência do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo). Desde que foi criado, em 2004, o Instituto já foi liderado pelos empresários Flávio Rocha (presidente da Riachuello), Hélio Seibel (presidente da Leo Madeiras) e Luiza Helena Trajano (presidente do Magazine Luiza), cuja gestão terminou no dia 31 de dezembro de 2010.

Fazem parte do Grupo Saint-Gobain as redes de varejo Telhanorte, Telhanorte Pro, Center Líder e Placocenter. Até 2009, Castro foi diretor geral da Telhanorte. Durante o período que ocupou este cargo, conduziu todo o processo de desenvolvimento da empresa até levá-la à liderança do segmento de varejo de materiais de construção (posição conquistada em 2008).

Formado em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Castro tem cursos de pós-graduação e especialização no Brasil e no exterior. Também é diretor de algumas associações (Anamaco e a Acomac), comitês consultivos (FGV e Fundação Dom Cabral) e associações ligadas a projetos de responsabilidade social (Projeto Arca de Noé, AUI - Associação Universitária Interamericana, Projeto Piparote, entre outros).

Perfil- O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) nasceu em 2004, como uma iniciativa de empresários brasileiros de empresas varejistas que buscavam fortalecer a representação deste segmento em assuntos de relevância econômica e social.

A importância do varejo para o desenvolvimento e fortalecimento da economia brasileira é incontestável, uma vez que o setor é considerado o maior empregador privado do país. Por esta razão, o IDV busca desenvolver o potencial de influência do setor, contribuindo para o crescimento sustentável do varejo e da economia nacional. Em 2005, o Instituto teve grande contribuição para a criação da Secretaria de Comércio e Serviços no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A ética e a responsabilidade social são os princípios que norteiam os objetivos do IDV, que elegeu o combate à informalidade como prioridade na busca pelo aumento do emprego direto e indireto do setor. Outra ação realizada pelo Instituto são os estudos e pesquisas, que resultam em propostas para contribuir com a melhora da eficiência nas operações do varejo, otimização dos recursos empregados e estímulo a novos investimentos. Estes estudos, elaborados por meio da troca de informações e experiências entre as organizações que compõem o IDV, vêm sendo encaminhados às autoridades e entidades representativas, para estabelecer um canal permanente de discussão entre varejistas, fornecedores e órgãos reguladores.

Atualmente, o IDV possui 37 associados, responsáveis pelo faturamento de R$ 100 bilhões, aproximadamente 25% do total do setor. Entre os associados ao Instituto, constam empresas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados.

As empresas associadas: Bob´s, C&A, C&C Casa e Construção, Carrefour, Casa Show, Decathlon, DPaschoal, Drogaria São Paulo, Drogasil, Droga Raia, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, mmartan, O Boticário, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Ráscal, Telhanorte, Tok&Stok, Wal-Mart e GS&MD- Gouvêa de Souza.

Fonte: Portal Fator Brasil