terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ABF e APEX renovam projeto de internacionalização de franquias

Programa já levou cerca de 30 marcas para prospectar mercado estrangeiro
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de renovar o projeto Franchising Brasil - Projeto de Promoção e Exportação de Franquias Brasileiras, em parceria com a Associação Brasileira de Promoção e Exportação (APEX Brasil), que já está em sua quarta etapa e visa promover o modelo de franquias brasileiro nos principais mercados internacionais.

Segundo a ABF, o Brasil possui hoje 65 redes brasileiras espalhadas em 49 países, o que representa 4,7% das marcas nacionais. “A ABF, por meio das parcerias com a APEX e também com o Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC) tem ganhado cada vez mais projeção internacional e abrindo portas para as franquias nacionais ganharem o mundo”, declara Ricardo Camargo, diretor executivo da entidade.

Bruno Amado, gerente de projetos da APEX, responsável pelo Franchising Brasil elogiou a parceria com a ABF e declarou que para a próxima etapa do projeto foi realizado um trabalho minucioso de rankeamento dos mercados de mais interesse para as franquias locais e um planejamento estratégico bem estruturado para que o investimento renda bons frutos para as empresas que tiverem interesse em se expandir no mercado externo.

Segundo a entidade, a meta do projeto é expandir pelo menos 20 marcas no mercado internacional nos próximos anos. Entre os mercados definidos como prioritários pelo programa, estão: Austrália, México, Canadá, Colômbia, Espanha, Panamá, Peru e Portugal. As ações contempladas englobam desde a participação em feiras multisetoriais e segmentadas, missões comerciais, visitas técnicas e missões de prospecção de mercados potenciais, e as empresas interessadas têm total flexibilidade para escolher de quais ações querem participar. Entre os benefícios da participação estão: a redução dos investimentos, visibilidade, infra-estrutura de apoio e plano de comunicação, participação em eventos internacionais com a chancela do governo e da entidade, ac esso a estudos de mercado e troca de experiências.

As principais características do projeto Franchising Brasil são análise de mercado, análise do setor, identificação de oportunidades, definições estratégicas, plano de ação e acompanhamento de resultados. Para o gerente de relacionamento da ABF. Rogério Feijó, que acompanha as missões internacionais desde o início do projeto, o fato de as empresas visitarem os países de interesse em conjunto com a entidade ajuda muito na prospecção, pois aumenta a visibilidade e credibilidade das empresas junto a esses mercados. “Os mercados são muito receptivos e o Brasil é muito bem visto no cenário internacional”, afirma.

Para o primeiro semestre a ABF já prepara a participação nos seguintes eventos internacionais: feira multisetorial Expocomer, no Panamá, de 23 a 26 de março, Franchise Expo Paris, na França, de 20 a 23 de março, ExpoFranchise, em Portugal, de 13 a 15 de abril e a feira Franquicias y Negocios, na Argentina, de 13 a 15 de maio, além da participação do diretor executivo como representante do Brasil durante a reunião do Conselho Mundial de Franquias (World Franchise Council – WFC), em Berlim, na Alemanha.

Mais informações: http://www.portaldofranchising.com.br/