quarta-feira, 30 de março de 2011

2,5 mil vagas temporárias para o Dia das Mães

Após janeiro, a retomada do comércio acontece em maio, período de vendas no Dia das Mães, que, segundo o presidente da CDL, Freitas Cordeito, ''nunca falha''. Contratações devem começar no final de abril
Representantes do varejo no Estado seguem com discurso otimista para mais uma data comemorativa. Só os shoppings no Ceará devem gerar cerca de 2,5 mil trabalhos temporários para as vendas de presentes do Dia das Mães, conforme o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping do Ceará (Alshop-CE), Abílio do Carmo.

Apesar de as contratações estarem previstas para a última semana de abril, o assunto já foi pauta na associação. São vagas para empacotador, vendedor, frente de loja e caixa, por exemplo, adiantou Do Carmo.

“Vão ser bem menos que no Natal, que chegou a quatro mil vagas, mas todas são regidas pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). É uma oportunidade para o jovem que quer entrar no mercado de trabalho. Pelo menos, 10% são efetivados”, estima o presidente.

O piso salarial para o comércio varejista é de R$ 530 para trabalhadores de empresas com até 10 colaboradores. Acima desta quantidade, o piso fica em R$ 560. A Função de operador de caixa tem assegurado mais 10% do piso, o chamado “quebra de caixa”.

“Muitas lojas, no entanto, pagam bem mais do que o piso. Além disso, tem vale transporte e gratificações”, argumenta Cid Alves, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojistas de Fortaleza (Sindilojas Fortaleza).

Retomada do comércio

“Dia das mães nunca falha!”, anima-se Francisco Freitas Cordeiro, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (Sindilojas-Fortaleza).

“A expectativa continua muito boa. Ano passado, nós ainda tínhamos um recesso da crise financeira internacional. Atualmente, estamos mais afastados desses reflexos”, comenta.

Cordeiro lembra que, em 2010, o crescimento foi de 15% no faturamento na data. Para este ano, a estimativa é que as vendas tenham incremento de 20%”, comenta. Deixa claro que é uma meta difícil, mas historicamente, o Dia das Mães responde bem aos estímulos do consumo, em função do apelo emocional.
Já o Sine/IDT está com oportunidades para os setores da indústria e do comércio, com destaque para as seguintes ocupações: auxiliar de depósito (81 vagas); auxiliar de linha de produção (69); operador de caixa (9); promotor de vendas (15) e vendedor das diversas áreas (241). Para saber mais sobre as vagas, basta acessar o site www.idt.org.br. Em Fortaleza, são 37 pontos de atendimento do Sine/IDT.

Fonte: O POVO Online