sexta-feira, 29 de abril de 2011

ABF divulga os vencedores do premio ABF Destaque Franchising

A premiação realizada anualmente é conferida a cinco categorias: Franqueador, Franqueado, Jornalismo, Trabalho Acadêmico e Parceiro do Franchising.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anuncia os ganhadores da 17ª edição do Prêmio ABF Destaque Franchising, que é conferido anualmente pela associação aos profissionais e redes que mais se destacaram ou contribuíram para o desenvolvimento do franchising brasileiro.

“O setor tem muito o que comemorar, tivemos um ano excelente”, afirma Ricardo Bomeny, presidente da ABF, referindo-se aos números obtidos pelo setor em 2010. O segmento de franquias do Brasil encerrou o ano passado com um crescimento de 20,4%, em relação ao ano anterior. O faturamento total das franquias alcançou no ano passado a marca de R$ 75.987 bilhões. “A previsão da ABF para 2011 é que o setor cresça em faturamento entre 15% e 16 %,”, afirma Ricardo Bomeny, presidente da entidade.

“Esse Prêmio é sem dúvida o reconhecimento de muito trabalho e dedicação dos premiados e um reflexo fiel das boas práticas de o setor”, diz Bomeny.

Cinco categorias compõem o Prêmio ABF Destaque Franchising. São elas: Franqueador, Franqueado, Jornalismo (Jornal e Revista), Trabalho Acadêmico e Parceiro do Franchising.

O prêmio mais esperado do ano, o de Franqueador do ano foi entregue para uma rede nascida no bairro de Moema, em São Paulo, e que ao longo de sua trajetória se tornou sinônimo de qualidade e preço justo: a Vivenda do Camarão. Comandada por Fernando Leite Perri, a rede conta com mais de 100 lojas, em 15 estados brasileiros e também fora do País.

Na categoria Franqueado, a vencedora foi a rede Água Doce Cachaçaria, unidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Na categoria Trabalhos Acadêmicos, o vencedor é Batista Salgado Gigliotti com o tema Transferência de conhecimento nas franquias brasileiras, dissertação de mestrado em administração defendida na Fundação Getúlio Vargas. O trabalho buscou analisar de que forma essa transferência ocorre nas marcas brasileiras, identificando os principais desafios enfrentados pelo franqueador e pelo franqueado nessa ação.

Na categoria Parceiro do Franchising, o homenageado do ano é Maurício Luceno do Val, diretor da Secretária de Comércio e Serviço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Já na categoria Jornalismo os vencedores foram: Jordana Viotto, com a matéria Brasil Planeja expansão de franquias para os EUA, publicada em outubro de 2010 no jornal Folha de São Paulo, na categoria Jornal. Na categoria revista, os jornalistas Katia Simões e Wilson Gotardello Filho que juntos assinaram a matéria “Como escolher a franquia ideal para você”, publicada em março de 2010 na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios foram os ganhadores.

A cerimônia de premiação foi marcada também pela entrega do Selo de Excelência em Franchising (SEF). A chancela foi entregue a 137 redes, sendo que 38 receberam o Selo pela primeira vez.