terça-feira, 31 de maio de 2011

GAD' assina criação da a+ , nova marca de medicina diagnóstica do Grupo Fleury

O Grupo Fleury lançou na semana passada sua nova marca, a+ medicina diagnóstica, que surge da integração de 13 de suas 16 bandeiras, com posicionamento focado nas classes B e C.
A a+ nasce sob a perspectiva pioneira de atuar nacionalmente, com presença em seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul).

O projeto que contemplou recomendação estratégica, posicionamento, naming, identidade e linguagem da nova marca a+ foi desenvolvido em parceria com o GAD'Branding; operação especializada em branding que compõe a consultoria de serviços de marca GAD', com expertise de 25 anos no segmento. O Gad'Retail, operação de serviços de design de ambientes, foi o responsável pelo desenvolvimento do concept store e diretrizes de ambiente da marca a+.

Investigação e recomendação estratégica

O projeto teve início com uma investigação profunda realizada por pesquisa de mercado conduzida pelo Instituto de Pesquisa Ipsos, que abordou cinco mil pessoas, entre pacientes e a comunidade médica, nas 13 praças de atuação do grupo. O estudo teve como objetivo compreender as particularidades do segmento em cada praça estudada e mapear a percepção dos públicos sobre a imagem das marcas do grupo e dos concorrentes regionais.

O resultado da investigação sustentou a decisão do Grupo Fleury, com apoio e orientação do GAD, para atuar de forma pioneira na consolidação do mercado de medicina diagnóstica em regiões e segmentos não atendidos pela marca Fleury Medicina e Saúde, criando uma nova marca nacional direcionada para os públicos B e C.

A recomendação estratégica orientou o Grupo Fleury a segmentar seu portfólio em marcas para as classes A, B e C, com objetivo de atender as particularidades e necessidades de cada público e das fontes pagadoras. Como resultado, o Grupo ficou com quatro marcas: Fleury e Weinmann, posicionadas para públicos A, sendo a primeira com a atuação em SP, RJ e Brasília e a segunda restrita a Porto Alegre; a nova marca (a+) será a única que terá uma presença nacional, posicionada para os públicos B e C em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro  e com uma abrangência maior para a classe A nos demais mercados; e Campana, posicionada em São Paulo para o público C.

O processo de integração das marcas é determinante para o sucesso das aquisições e liderança nacional do Grupo Fleury, trazendo benefícios significativos como:

- Posicionamento como Grupo nacional - atuação pioneira no setor;
- Construção da oferta mais completa do mercado, com segmentação e diferenciais claros;
- Ganho de sinergia operacional.

Desenvolvimento da marca a+: posicionamento, naming, identidade, linguagem e concept store

O processo de criação da marca a+ foi conduzido pelo GAD'Branding em um esforço
de construção conjunta com a equipe de marketing do Grupo Fleury, formado pelos principais executivos das diversas áreas da empresa.

A nova marca nacional a+, endossada pelo Grupo Fleury, possui em sua estratégia atributos que a diferencia do restante das marcas do mercado somado aos atributos herdados do Grupo, como excelência, qualidade, ética e sustentabilidade.

a+ é uma marca que respeita a complexidade da medicina e a vida de seus clientes, trazendo ao segmento um novo jeito de atuar e uma nova maneira de aplicar o conhecimento, de forma descomplicada, acessível e acolhedora.

A partir do posicionamento definido, foram desenvolvidos todos os elementos da marca: nome, identidade, linguagem e ambientação das unidades.

O nome a+ remete à acessibilidade, acolhimento e agilidade, além de caracterizar o jeito de ser simples e descomplicado da marca.

Da mesma forma, o logo foi idealizado para ser simples, preciso, delicado e simpático. A cor azul remete ao segmento de saúde e o símbolo tem origem em uma gota, elemento presente no segmento em que a marca está inserida, além de remeter à precisão e simplicidade. As demais cores do universo da marca são vibrantes e alegres, que em conjunto com o azul, constroem uma sensação de bem-estar e positividade.

Para garantir que todas as experiências com a marca a+ sigam essas diretrizes visuais, seja nas unidades ou em qualquer outro ponto de contato, toda a identidade e linguagem da marca foi desenvolvida a partir do mapeamento e aprofundamento de sua relação com seus clientes, detalhando todo o fluxo de experiência.

A linguagem de a+ busca proporcionar aos seus clientes uma nova experiência em medicina diagnóstica, pois foi pensando em seu conforto e bem-estar que foi desenvolvido um jeito descomplicado de oferecer melhores serviços.

A partir da estratégia e linguagem definidas foram criados o concept store e todas as diretrizes executivas das unidades da marca a+. O grande desafio a ser superado foi conceber os espaços externos e ambientes internos das 94 unidades com flexibilidade para adaptação a diferentes formatos e modularidade para otimizar a produção numa perspectiva de grande escala.

Na avaliação de Rendrik Franco, Diretor Executivo de Estratégia e Marketing do Grupo Fleury, "esse foi um projeto estratégico que demandou 18 meses de estruturação e que, seguramente, tem como resultado final um ativo intangível de grande valor para o crescimento ainda mais forte da nossa empresa".