segunda-feira, 9 de maio de 2011

Livro Sugerido: Parcerias Lucrativas - Greg Nathan

Grupo BITTENCOURT lança o livro Parcerias Lucrativas, do especialista em franchising Greg Nathan, sobre como melhorar as relações entre as franquias

Voltado para quem está em uma relação de franquia, ou considerando uma, o livro Parcerias Lucrativas - Melhore seus relacionamentos de franquia e mude sua vida, do especialista em franchising Greg Nathan é um lançamento do Grupo BITTENCOURT no Brasil, com o objetivo de esclarecer e colocar em práticas ideias importantes sobre como trabalhar junto de forma mais eficiente.

A primeira edição de Parcerias Lucrativas se esgotou dentro de algumas semanas e o feedback positivo dos leitores foi esmagador. Na obra o autor procurou abranger todas as questões que têm impacto sobre a relação de franquia de ambas as perspectivas, tanto do franqueado como do franqueador.

Dividido em 18 capítulos o livro aborda a importância da comunicação entre os profissionais para o bom desempenho de um negócio, especialmente no franchising. Como psicólogo Nathan fala sobre o incrível poder dos relacionamentos de criar ou destruir – nos negócios e na vida. Para ele, a forma mais rápida e clara de arruinar um casamento, fazer uma equipe esportiva, uma parceira de negócios ou organização vulnerável é criar um ambiente de fraca comunicação, conflito e desconfiança. O inverso é também, naturalmente, banal. “Coisas incríveis podem acontecer quando as pessoas confiam umas nas outras, se comunicam de forma eficaz e trabalham bem em conjunto”, sintetiza.

O autor afirma que, se uma equipe de executivos “médios” que têm recursos escassos, mas trabalham bem em conjunto e estão comprometidos com um objetivo comum, eles superarão sistematicamente a um grupo de dez ou mais inteligentes e talentosos pilotos que têm muitos recursos, mas competem e prejudicam uns aos outros. “Aprender a comunicar e trabalhar bem com outras pessoas não é apenas o senso comum; isto garante práticas comerciais excelentes, sobretudo na economia atual altamente ligada em rede”, analisa.

Nathan resume o Franchising como uma relação de forte interdependência entre as pessoas. “Se prestamos atenção somente em contratos, finanças e mercados e ignoramos a dimensão humana do franchising – os sentimentos, motivações e comportamentos das pessoas – ignoramos o núcleo da relação de franquia”, aponta. Para ele, embora um contrato de franquia seja um componente essencial da parceria de franquia porque define as obrigações legais de ambas as partes, isso não garante relações mutuamente produtivas. Cooperação, compromisso e comunicação são os blocos reais de construção de sucesso em uma cadeia de franquia, que pressupõe relacionamentos éticos, liderança forte e respeito mútuo de cada parte aos objetivos da outra .

Na busca de uma forma útil de descrever como o relacionamento de negócios entre um franqueador e um franqueado funciona na prática, o autor busca no casamento uma analogia: “Como no casamento, as relações comerciais às vezes podem tornar-se tensas. A comunicação pode falhar e antes de tomarmos conhecimento uma série de pequenos problemas desnecessários surge. Quando uma rede de franquia tiver desenvolvido um sistema de boa comunicação interna, as pressões sobre uma das partes, ao invés de se tornar uma causa de conflito, podem fornecer uma oportunidade para as pessoas se unirem e crescerem mais forte. Este é o verdadeiro espírito do franchising”.

Nathan atenta ainda para as dificuldades que podem ser encontradas na prática: “Este livro é em grande parte sobre a gestão das questões humanas que tendem a formar bolhas na superfície quando as pessoas sentem que a sua segurança está em risco. Trata-se de trabalhar com pessoas em um relacionamento altamente interdependente, quando há visões diferentes a conciliar. Esses são os desafios diários do franchising ou de qualquer parceria de negócios.

Ficha técnica
Livro: Parcerias Lucrativas
Autor: Greg Nathan
Formato: 17x24cm
Número de páginas: 292
Adquira pelo: www.bittencourtconsultoria.com.br/consultorias/loja ou pelo (11) 3660-2201


.