segunda-feira, 30 de maio de 2011

Procon fiscaliza sites de compras coletivas Compras Coletivas

O forte crescimento do número de sites de compras coletivas no Brasil tem provocado algumas distorções que resultam em reclamações nos diversos orgãos de proteção do consumidor e o Procon resolveu entrar em ação. Na semana passada o Procon de Campo Grande no estado do Mato Grosso do Sul iníciou uma fiscalização em todos os sites de descontos que atuam na cidade. O orgão de proteção do consumidor, diz que a iniciativa não tem referência a uma denúncia específica, mas devido a reclamações de usuários nos mais de 20 sites de compras coletivas que abriram na cidade nos últimos cinco meses.

No entanto, informações de um caso noticiado no último dia 20 em reportagem da TV Morena, mostrando um homem que preferiu não mostrar o rosto, onde relatou que levou um susto ao tentar usufruir de seu cupom adquirido em um site de compras coletivas da cidade, para um serviço no seu carro em um lava-jato da cidade deve ter chamado uma atenção maior.”Fiz a compra através de um site que eu considerava até então idôneo, que trabalhava com empresas idôneas, e me deparei com uma ameaça física, uma faca na cintura, por parte do rapaz que estava prestando o serviço”. disse a vítima. “O serviço não é o que eu encontrei, as informações que estavam escritas no cupom eram totalmente erradas, inclusive o endereço da empresa”, revela o consumidor.

Número de reclamações é crescente

Com dezenas de reclamações desse tipo de negócio, o coordenador do Procon local, Alexandre Resende fez um alerta ao consumidor, “Em primeiro lugar, buscar o histórico dessa empresa por meio do site do Procon. Outra dica é procurar saber onde está sediada essa empresa, se ela existe fisicamente”.

Na última terça-feira, uma equipe do Procon de Campo Grande foi até o lava-jato que ofereceu serviços especiais nos carros dos clientes, onde a fiscalização procurou checar o atendimento do estabelecimento. “Estamos fiscalizando independente da denúncia, nós entramos nos sites, verificamos a oferta, vamos até a empresa e verificamos a adequação. Podemos até lavrar uma multa, que pode ser um valor bastante importante com relação à oferta desse produto”, relata Lamartine Ribeiro, superintendente do Procon de Mato Grosso do Sul.

Um especialista de marketing, ao comentar sobre as reclamações em sites de compras coletivas, disse “da mesma forma como se faz compras em grupo mostrando a força das pessoas para conseguir um desconto, as reclamações quando acontecem mesmo não representando números significativos se comparado com outros serviços de massa como as milhares de reclamações no setor de telefonia, acabam tendo mais peso porque também são efetuadas em grupo”.

Reclamações também do outro lado do mundo

Conforme pesquisa do Bolsa de Ofertas, o crescimento das reclamações tem acontecido em diversas partes do mundo onde o número de sites crescem de forma exponencial. Na China onde uma onda de mais de 4 mil sites se espalharam pelo pais, as reclamações também são objeto do noticiário local. Onde alguns sites fantasmas chegaram a arrecadar o valor das promoções e simplesmente sumiram do dia para a noite num piscar de olhos.

Em seguida os orgãos governamentais que controlam a economia,buscaram uma forma de punir os sites que tinham números expressivos de reclamações, ao negar possíveis investimentos com financiamentos do governo chinês aos referidos infratores das regras do comércio online do pais.

Fonte: Blog do E-Commerce