segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fórum debate tendências do varejo no noroeste do Paraná

Sebrae/PR, com apoio do Sistema Fecomércio/PR, realiza a segunda edição do Varejo em Revolução, entre 18 e 22 de julho; evento acontecerá simultaneamente em quatro municípios da região

Maringá, Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão serão sedes, simultaneamente, de 18 a 22 de julho, da segunda edição do Fórum Varejo em Revolução. A iniciativa é do Sebrae/PR e do Sistema Federação do Comércio do Paraná (Sistema Fecomércio/PR), em parceria com entidades locais. O objetivo é analisar e discutir a velocidade e o impacto das tendências de mercado do setor varejista, considerado como um dos mais competitivos da atualidade.

Segundo o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, o evento destaca a ideia de “revolução” porque esta é a realidade do varejo no Brasil. “Os empreendimentos têm buscado, rapidamente, se adequar às características competitivas para enfrentar, inclusive, os negócios internacionais, que veem o Brasil como um país em potencial”, explica Luiz Carlos da Silva.

Inseridos nesse cenário, o gerente regional do Sebrae/PR salienta a importância de os empresários se manterem atualizados. “É preciso debater aspectos que elucidam a ‘revolução silenciosa’, porque é um processo sem volta e que apresenta um consumidor ávido por comodidade e que valoriza aspectos que antes não tinham relevância, mas que agora fazem a diferença”, complementa.

O consultor do Sebrae/PR em Maringá e gestor dos projetos de varejo, Marcelo Wolff, também chama a atenção para a dinâmica do setor. Ele afirma que, com o evento, o Sebrae/PR traz especialistas renomados para explorar temas que devem contribuir para sanar carências de gestores das empresas em áreas como atendimento, inovação e tecnologia para varejo, ambientação de loja e gestão.

“Vale frisar que não é um evento de motivação. Trata-se de uma mobilização simultânea, no noroeste do Paraná, para tornar o conhecimento acessível, despertando os empresários para a busca de novas práticas, de alvos concretos e tomadas de decisões mais seguras e assertivas”, destaca Marcelo Wolff.

Palestras

Para isso, a programação do Varejo em Revolução, na região, soma as seguintes palestras: “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor”, com a palestrante e sócia-diretora da Shopfitting, Heloísa Omine; “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio”, conduzido pelo coordenador do setor de Comércio e Varejo de Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior.

Já o consultor, mestre em Administração, e editor do site www.e-commerce.org.br, Dailton Felipini, vai explanar sobre “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet”. Outra palestra é “O Comportamento do Consumidor no Varejo”, abordada pelo PhD em Administração e professor universitário, Francisco Giovanni David Vieira, e pelo mestre em Engenharia de Produção, Galileu Limonta Maia, que atua como consultor na área de Marketing.

“Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor” é o tema de Dagoberto Hajjar, que há 12 anos atua na área de tecnologia e negócios do Citibank e ABN – Amro Bank. Haverá ainda a palestra “Comerciante: Hoje quem Compra é Você!”, ministrada pelo especialista em Marketing, estratégia de vendas e inteligência de negócios, Toni Lourenço.

Destaque também para “Vendas – Excelência em Ação”, a ser ministrada pelo palestrante Aly Baddauhy Junior, especialista em vendas, liderança e comportamento; e para a palestra “Mídias Sociais e o Impacto no Varejo”, que será conduzida pelo consultor do Sebrae/PR, Leandro Krug Batista, especialista em Marketing e Planejamento Estratégico de Negócios.

Para o Varejo em Revolução, também estão programados workshops, que começam a partir do segundo dia de Fórum e que consistem em consultorias coletivas que discutirão o tema da noite anterior. “A ideia não é repetir a palestra, mas aprofundar o conhecimento, favorecer a troca de experiências e o esclarecimento de eventuais dúvidas”, explica Marcelo Wolff.

Inscrições

Interessados em participar do Varejo em Revolução têm até 13 de julho para se inscrever em qualquer um dos escritórios do Sebrae/PR, no noroeste do Paraná. Em Maringá, a entidade fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116, telefone (44) 3220-3474. No município, a inscrição também pode ser feita no Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) telefone (44) 3026-4444.

Em Campo Mourão, o escritório do Sebrae/PR localiza-se na Rua Santa Cruz, nº 1.085, Centro, telefone (44) 3523-2500. Já em Paranavaí, o endereço é Rua Souza Naves, nº 935, Centro, telefone (44) 3423-2865. E em Umuarama, a entidade está localizada na Avenida Brasil, nº 3.404, Centro, telefone (44) 3622-7028.

Nas quatro cidades, as palestras serão realizadas a partir das 19h30 e os workshops iniciam às 9 horas. Informações sobre os temas que serão destinados a cada município também devem ser obtidos no Sebrae/PR. “Vale frisar que para participar do evento não precisa estar vinculado a algum programa do Sebrae/PR. Basta ter interesse”, esclarece Marcelo Wolff, consultor da entidade.