segunda-feira, 27 de junho de 2011

Plastrom Sensormatic oferece consultoria para o varejo

Produtos e soluções auxiliam na redução de perdas dos lojistas

As perdas no varejo brasileiro giram em torno de 2%, segundo pesquisa realizada pelo PROVAR/FIA. Em 2009 ficaram em 1,77%, contra 2,05% registrados no ano anterior. A maior parte é decorrente de quebras operacionais (30,9%). Furtos externos são a segunda maior causa de perdas, com 20,4% dos casos.

Para Carlos Eduardo Santos, diretor de soluções e satisfação do cliente da Plastrom Sensormatic, principal empresa provedora de soluções para aumentar a performance do varejo, esses dados mostram que ainda são necessários muitos investimentos no setor. “E não somente na compra de equipamentos de segurança, mas também em mão de obra qualificada”, explica o executivo.

Quando um varejista instala um pequeno sistema de câmeras, por exemplo, pode obter um resultado de até 40% de redução de perdas. Para auxiliar seus clientes, a Plastrom Sensormatic trabalha não somente com a venda de produtos de segurança, mas também fornece uma consultoria especializada para cada tipo de segmento. “Nosso objetivo não é simplesmente reduzir as perdas, mas tornar a loja do cliente mais rentável e mostrar como isso pode ser feito através de uma solução completa que atenda todas as suas necessidades”, destaca o diretor.

Um bom exemplo de solução eficiente para o varejista são os vídeos analíticos que permitem o monitoramento da loja e ao mesmo tempo faz uma análise de marketing, pois é capaz de indicar, por exemplo, os locais e produtos mais cobiçados pelos clientes. O software permite a análise das "hot zones" (zonas quentes) do local, criando rastros dos caminhos mais utilizados pelos compradores. "Com esses dados em mãos, o dono do estabelecimento pode dispôr as promoções ou peças de maior interesse de venda nesses locais para facilitar o acesso e estimular a compra", observa Santos.

Outros produtos mais comuns também contribuem para a eficiência do local. As antenas e etiquetas anti-furto aliadas às câmeras de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) são inibidoras de furtos externos e internos. “Alguns produtos são etiquetados na origem, ou seja, o sensor é instalado no código de barras do produto. Essa estratégia faz com que o produto se transforme de um alvo fácil em uma “armadilha” para os ladrões, que ao passarem pela antena vão dispará-la imediatamente”, esclarece.

Sobre a Plastrom Sensormatic
Fundada em 1987, a Plastrom é uma empresa especializada em soluções de segurança eletrônica para o mercado corporativo. Em 1991, firmou uma joint-venture com a norte-americana Sensormatic (líder mundial no segmento), pertencente ao Grupo Tyco Electronics, formando a Plastrom Sensormatic. Dois anos depois, conquistou a liderança do setor de segurança eletrônica, com 80% de participação de mercado. Especialista em prevenção de perdas no varejo, sua missão é gerar valor para a sociedade, fornecer tecnologias e soluções de maior benefício para clientes - de pequenas a grandes companhias. Paralelamente, a Plastrom Sensormatic oferece serviços de suporte aos clientes como assistência técnica, CNR (Centro Nacional de Reparo), treinamentos de equipes operacionais e Casa do Cliente. Como resultado, possui em seu portfólio 7.600 clientes, 33.000 lojas e as 50 maiores empresas dos mais diversos segmentos da indústria e varejo no Brasil. Para mais informações, acesse http://www.sensorbrasil.com.br/.