sexta-feira, 10 de junho de 2011

Programa capacita mais 40 empresas do varejo no Paraná

VarejoMAIS, resultado de uma parceria entre Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR, vai atender 40 empresas em dois municípios da região
O Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio/PR iniciaram, em junho, um atendimento a mais de 40 empresas do comércio varejista de Honório Serpa e Flor da Serra do Sul, municípios do sudoeste do Paraná. Com o Programa VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade, as empresas vão receber informações, desenvolver novas estratégias e ampliar seus resultados com vistas à melhoria competitiva. Nas duas cidades, as prefeituras municipais e as associações comerciais são parceiras locais do Programa.

Durante o VarejoMAIS, os lojistas aprendem como melhorar e ampliar a gestão da carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver a equipe de trabalho, fidelizar clientes, aumentar o volume de vendas e a qualidade dos serviços ofertados a consumidores cada vez mais exigentes. Temas como vendas, promoções, visual de loja, marketing, recursos humanos, finanças, atendimento, inadimplência, entre outros, também são trabalhados com os empresários.

O consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari, destaca que o Programa atende micro e pequenas empresas do varejo que buscam no aprimoramento contínuo o seu diferencial de mercado. “O VarejoMAIS tem feito a diferença nas empresas em todas as cidades onde já aconteceu ou está acontecendo. É um programa que tem uma evolução metodológica, ou seja, inicia com o Varejo em Ação e o município que o desenvolve se habilita para a sequência do programa com o VarejoMAIS Tradicional e o VarejoMAIS Fase Dois”, destaca Sabino.

De acordo com o consultor, o diferencial do Programa está na atuação com ações práticas dentro de módulos que direcionam para uma boa gestão da empresa. Num segundo momento, os módulos tratam sobre como tornar o ambiente atrativo para receber os clientes e, finalmente, o Programa trabalha a retenção dos clientes na empresa, ou seja, a venda propriamente dita. “Dessa forma, o empresário é capacitado para uma melhor gestão, para criar um ambiente atrativo e, ainda, a equipe é preparada para um bom atendimento. Isso tudo ajuda atender a competitividade que o setor exige”, completa o consultor.

No VarejoMAIS, cada uma das mais de 40 empresas participantes vai receber 96 horas de capacitação, entre treinamentos, consultorias e palestras. Segundo o secretário de Indústria e Comércio de Flor da Serra do Sul, José Joceli da Silva, a parceria com o Sebrae/PR e Fecomércio/PR será importante para os lojistas. “Nosso comércio tem na maioria micro e pequenas empresas. Elas, melhor preparadas, produzem melhores resultados e isso reflete na economia do município”, analisa o secretário.
Em Honório Serpa, a empresária Roseli Gaio participa com o propósito de melhorar seu empreendimento, principalmente na parte de gestão e serviços. Roseli acredita que o Programa vai ajudar os empresários individualmente e, também, no contexto local, uma vez haverá a troca de informações durante sua realização. “A gente tem a referência de outros programas do Sebrae e, o VarejoMAIS vem específico para a realidade do lojista, o que aumenta suas chances de sucesso.”

Esforço conjunto

O presidente do Sindicomércio e representante da Fecomércio/PR, Nilo Garbim, destaca, além da evolução empresarial, o apoio das instituições parceiras, que foi fundamental para a realização do Programa em Honório Serpa e Flor da Serra do Sul. “Temos um exemplo do que é possível fazer quando empresários, poder público e entidades de classe rumam juntos para o desenvolvimento de sua cidade. É um registro importante, assim como será o resultado do VarejoMAIS para os lojistas que estão participando”, projeta Garbim.


Fonte: Aqui Sudoeste