terça-feira, 5 de julho de 2011

Lojas de conveniência dos postos Esso reduzem 10% dos furtos com equipamentos da Plastrom Sensormatic

Bebidas e pequenas mercadorias eram principais alvos dos furtadores
Cinco lojas de conveniência da rede de postos Esso, localizadas no Estado de Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte, Betim e Contagem, conseguiram reduzir 10% dos furtos após a instalação de antenas e etiquetas antifurto da Plastrom Sensormatic, empresa especializada em soluções para aumento da performance do varejo.

De acordo com Cleber Clécio Fonseca, gerente geral das lojas de conveniência, a rede utlizava apenas o sistema de CFTV que inibia os furtantes mas não era o suficiente para impedí-los de levar algum produto da loja. “Antes, eram constantes os furtos de pequenos produtos e bebidas. Após a instalação das antenas e etiquetas antifurto, tivemos redução de 10% das perdas. Os equipamentos inibiram a ação dos furtantes que até desistiram de frequentar as lojas”, declara Fonseca.

A rede adquiriu os pedestais Ultra-Post e etiquetas rígidas Sensorflex e label da Plastrom Sensormatic. “As etiquetas Sensorflex, além de discretas e seguras, são adaptáveis a diversos produtos, podendo ser aplicadas em artigos com uma circunferência de 27 a 37mm. Já o Ultra-Post (pedestal mais vendido do mundo), por ser um sistema muito versátil, de alta performance e de melhor custo-benefício da tecnologia Acusto Magnético, são indicados para todos os segmentos do mercado”, explica Rodrigo Barros, gerente de soluções EAS da empresa.

Segundo Fonseca, além dos produtos, as lojas possuem uma equipe de prevenção de perdas bem preparada para atender os clientes e resolver as situações críticas do dia-a-dia. “Se a antena dispara quando algum cliente vai passar por ela, um funcionário treinado aborda a pessoa de maneira discreta e sem causar constrangimento. Algumas vezes, o consumidor entra na loja e a antena dispara. Nesses casos, ele pode estar com um produto de outro estabelecimento e com a etiqueta ativada. Então, se o cliente preferir, também podemos desativar essa etiqueta”, destaca.

Outra observação de Fonseca foi de que o público que frequentava esses estabelecimentos mudou bastante após a instalação dos produtos. “Antes, sabíamos quem eram os furtantes, pois eles apareciam só para realizar os furtos. Agora, essas pessoas deixaram de vir e o público ficou mais selecionado”.

Para a Plastrom Sensormatic, esse é um segmento que merece destaque e é pouco explorado no Brasil. “Hoje, o pensamento dos varejistas está mudando. O exemplo dessa rede de lojas de conveniência mostra isso. A prevenção de perdas deve ser preocupação diária de qualquer varejista, independente de tamanho ou porte, pois além de aumentar o lucro devido a redução das perdas, também aumenta consideravelmente as vendas através da instalação de sistemas antifurto, que permitem a exposição mais agressiva das mercadorias”, finaliza Barros.