terça-feira, 23 de agosto de 2011

Geraldo Alckmin participa de reunião do IDV

Governador do Estado de São Paulo falou sobre a Lei Hora Certa, a questão tributária, geração de empregos e a infraestrutura logística para os próximos anos

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou nesta segunda-feira (22/8) da reunião plenária do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), na capital paulista. Durante o encontro, foram debatidos assuntos como a Lei Hora Certa, Substituição Tributária, geração de empregos e projetos de infraestrutura e logística esperados para o Estado até 2014. Um dos objetivos principais do IDV foi apresentar o varejo como um setor forte e que quer ser ouvido na elaboração dos novos projetos de lei do Estado.

De acordo com Luiza Helena Trajano, vice-presidente do IDV, o varejo tem participação fundamental no desenvolvimento econômico do país e deve ser levado em consideração. “Nosso objetivo principal não é pedir nada, mas contribuir com tudo o que será feito pelo setor para evitar futuros apagões”, afirma. No encontro, Alckmin prometeu verificar uma melhor maneira de regulamentar a Lei Hora Certa, que obriga lojas a entregar produtos com data e hora marcadas.

O setor varejista participará da regulamentação da lei. Na ocasião, o IDV detalhou as dificuldades desta lei para as empresas, sua incompatibilidade com as leis municipais, as despesas das empresas e a falta de consonância com as políticas ambientais e de sustentabilidade.

O governador também mostrou-se favorável à simplificação tributária, pois não haverá renúncia fiscal e desonerará as empresas. Sobre a substituição tributária, Alckmin acredita que possa haver uma parceria entre governo e varejo, que gere menor carga tributária sem alterar o valor da arrecadação. “Isso é possível com o combate à sonegação.

É bom para os bons empresários e estimula uma competição saudável. Como consequência, gera desenvolvimento para o Estado”, diz. Em sua apresentação, o IDV mostrou que o nível de contratação no varejo é superior ao nível da economia.

O varejo tem se destacado como um contratante muito forte, que só perde para a administração pública como gerador de empregos no país. O governador afirmou que o Estado tem 34 mil vagas no Emprega São Paulo e que não são preenchidas por falta de qualificação. Por esta razão, o governo criou o programa Via Rápida para o Emprego, com 137 cursos de no máximo três meses, que exigem apenas que a pessoa seja alfabetizada. O IDV sugeriu ao governador que sejam criados, também, cursos de capacitação voltados às necessidades do varejo, setor que mais oferta vagas de primeiro emprego.

O governador finalizou apresentando as obras do governo na área de infraestrutura logística no Estado. Até 2014, pretende entregar obras de ampliação ou melhorias no Ferroanel (trechos norte e sul) e Rodoanel (leste e norte); na Rodovia Tamoios; no Porto de Santos e no Porto de São Sebastião; além de concessão de aeroportos regionais.

Para Fernando de Castro, presidente do IDV, ter conhecimento de tais investimentos anima o varejo, que tem a área de logística como um dos principais pilares do desenvolvimento do setor. “Ficamos felizes em saber de todos estes projetos e também vamos reunir outras propostas para o desenvolvimento do setor. Nosso objetivo nesta reunião foi promover maior aproximação entre varejo e governo, e conseguimos atingir nossa meta”, conclui Castro.