segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Praxis Education é parceira da Rede PitStop criada pelo Grupo Comolatti

O grupo já comemora a expansão de mais de 500 pontos de vendas em 173 municípios

Com objetivo de criar estratégias inovadoras, desbravar espaços inexplorados de mercado e aprimorar o varejo de peças e reparadoras no Brasil, a Distribuidora Automotiva (Grupo Comolatti), um dos principais representantes do setor de distribuição de autopeças no País, criou um suporte de gestão de varejo para atuar no segmento.

Trata-se da Rede PitStop que segue os parâmetros do modelo já existente em mais de 30 países da Europa em operação há 20 anos e que adota o formato associativista, com o credenciamento de lojas e oficinas já estabelecidas no mercado. A proposta tem como missão repassar know-how aos associados e permite o aperfeiçoamento da formação e capacitação profissional. Também criou o Clube do Conhecimento que reúne os empresários que fazem parte da rede para capacitação e palestras técnicas dos mais v ariados temas ligados ao negócio. Em 2010, foram realizados 20 encontros que garantiram a capacitação de mais de 600 profissionais.

A Rede PitStop oferece consultoria de campo para auxiliar os associados na melhoria de processos de controle de estoque, gestão financeira, layout para a disposição dos produtos, ações de marketing, entre outras atividades ligadas às áreas operacional e administrativa.

“A ideia foi embalada pelo crescimento da frota circulante nos últimos anos, o varejo de autopeças que possui mais de 38 mil lojas em todo o País e a organização de rede que é uma realidade em outros países e se tornou uma tendência no Brasil”, conta o presidente do Grupo Comolatti, Sergio Comolatti e acrescenta: “Estudamos vários mercados e vimos que o sistema de rede poderia contribuir para o fortalecimento do varejo de autopeças e oficinas, um setor muito pulverizado que carece de informações e gestão empresarial”.

O projeto PitStop começou a ser implantado em janeiro de 2009, em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo e expandiu de forma expressiva em pouco tempo. A Rede já chegou a mais de 500 pontos de vendas entre lojas e oficinas, localizadas em mais de 173 municípios nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A padronização da comunicação visual preserva o nome do estabelecimento, remodelando a fachada com as cores e formato adotado pela marca, além do logotipo PitStop que identifica a loja como unidade da rede. Os estabelecimentos que fazem parte da Rede PitStop constataram melhoria da gestão do negócio.

CAPACITAÇÃO EM FOCO

Especializada em canais de vendas, varejo e franquias, gestão financeira, planejamento de negócios, entre outro, a consultoria Praxis Education, foi convidada para aplicar seus conhecimentos e práticas bem sucedidas na área de capacitação a todos os membros associados da Rede PitStop.

“A participação da Praxis Education consiste na aplicação de cursos, especialmente elaborados para os empresários associados a Rede PitStop”, explica Adir Ribeiro, sócio-fundador, diretor comercial/marketing da consultoria e instrutor do curso.

Segundo o especialista o foco é auxiliar na melhoria de processos de controle de estoque, gestão financeira, layout para a disposição dos produtos, ações de marketing, entre outras atividades ligadas às áreas.

“Treinamos esses profissionais associados à Rede PitStop e tem sido muito gratificante poder contribuir para o desenvolvimento deles. São pessoas cheias de disposição e vontade de aprender sobre gestão dos negócios”, conclui Adir Ribeiro.

Todas as lojas de autopeças independentes do Brasil que se associam a rede PitStop recebem suporte dos consultores cuja ações visam proporcionar o desenvolvimento das vendas nos estabelecimentos. Só no ano passado, foram realizadas 4.500 consultorias de campo para atender a rede.

Além de Adir Ribeiro, participam também Maurício Galhardo, Leonardo Marchi, outros dois sócios da Praxis Education, ministrando cursos sobre Finanças, Fluxo de Caixa, Gestão Tributária, Marketing no ponto de venda, layout da loja e disposição dos produtos, entre outros.

Os integrantes da Rede PitStop, se reúnem, periodicamente, no Clube do Conhecimento para participarem de relevantes discussões e compartilharem cases e aplicações práticas.

“Desses encontros nascem boas ideias e estratégias que podem aumentar as chances de se realizar bons negócios em um mercado altamente competitivo como esse de peças”, diz Adir Ribeiro.