terça-feira, 2 de agosto de 2011

Segundo pesquisa, Americanas e Ultrafarma são apontados como destaque no varejo online.

Estudo inédito da CVA Solutions sobre Varejo Online aponta caminhos para o setor aumentar rentabilidade. A maior Força de Marca é da Americanas e o melhor Valor Percebido é da Ultrafarma

O Varejo Online no Brasil crescerá continuamente se oferecer preços cada vez mais competitivos, logística eficiente e um mix de produtos e serviços que aumente a frequência de compras do consumidor. Estas são as recomendações da CVA Solutions depois de estudo inédito realizado com 5.861 consumidores de todo o País.

Quando indagados sobre quais produtos costumam comprar pela internet, 68,5% apontaram os Eletrônicos, 67,9% Informática, 46,5% telefones celulares, 45,9% eletrodomésticos, 45,8% livros e revistas, 43,5% CDs e DVDs. Outras categorias aparecem com menos citações.

“O Varejo Online pode crescer de forma sustentável se oferecer preços competitivos, logística eficiente, cartão de crédito e parcelamento competitivos, serviços inteligentes e um mix de produtos e serviços que atraia mais o consumidor”, afirma Sandro Cimatti, diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, subsidiária da norte-americana CVM Inc. e que completa em 2011 dez anos no Brasil.

O estudo da CVA tem por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais varejistas e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável.

Segundo colocado entre 25 setores da economia

No primeiro ano de estudo realizado sobre Varejo Online, o setor aparece com uma nota de 8,72 (em uma escala de 1 a 10) entre 25 setores da economia pesquisados pela CVA. A posição é melhor do que a de Relação Comercial com Varejistas, Veículos Pesados e Varejo Eletro e inferior apenas a Eletrodomésticos, o primeiro colocado. O Valor Percebido para os setores pesquisados pela CVA se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Produtos Eletrodomésticos, com nota 9,28 e o pior o de Planos de Saúde, com 6,39.

Valor Percebido

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) foi atribuído à Ultrafarma com 1,05. Em seguida, aparecem com 1,03 a Shoptime, eFacil, Kabum e Sacks.

O estudo da CVA mostra também porque o consumidor concentra suas compras em determinado estabelecimento. “Preços atraentes” e ”Entrega no prazo” foram as principais razões apontadas pelos clientes da Ultrafarma.

Força da Marca

No ranking de Atratividade Líquida - que mede a capacidade do varejista atrair clientes, e é o resultado da atração menos a rejeição avaliada por clientes e não clientes - a primeira colocada é a Americanas com 17,0%, seguida do Submarino com 16,9% e do Walmart com 5,3%. Em quarto lugar aparece a Saraiva com 5,0% e, em quinto, a Compra Fácil com 4,1%.

Entre os motivos de maior atração apontados pelos entrevistados para a Americanas e Submarino está “Fácil de Navegar”. “Preços Atraentes” é a razão apontada pelos clientes do Walmart e do Compra Fácil. Já a Saraiva se destacou em “Entrega no Prazo”.

Vale lembrar: A Americanas teve pior avaliação no item “Entrega no Prazo Combinado”.

RANKING DO VAREJO ONLINE
Força de Marca

1 - Americanas
2 - Submarino
3 - Walmart
4 - Saraiva
5 - Compra Fácil
Valor Percebido

1 - Ultrafarma
2 - Shoptime
3 - efacil
4 - Kabum
5 - Sacks