quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dia do Cliente

Olá a todos.

Como todos sabem, no dia 15 de Setembro, é comemorado o Dia do Cliente.

Não somente para se criar uma data de homenagem ao cliente, essa data foi criada nessa data em virtude de duas questões, sendo essas um hiato entre o Dia dos Pais (Agosto) e Dia das Crianças (Outubro), buscando possibilitar alguma ação comercial sobre o tema, em contrapartida, segundo fontes da Internet, nesta data também nasceu o comandante Rolim, fundador da TAM, um ícone do bom atendimento.

A palavra cliente pode ter diversos sentidos. Para uma indústria, seu cliente é o varejo, assim como para o varejo, na grande maioria dos casos, cliente pode ser o consumidor do produto.
Falando de Varejo (desculpe o trocadilho com o blog), eu particularmente não concordo com a questão “Dia do Cliente”. Infelizmente, com a qualidade de atendimento que temos encontrado hoje, por mais que se empenhem varejistas e instrutores, a questão de um dia especial me soa de certa forma até mesmo pejorativa.

Como se dá um “Dia especial” ao cliente?

Com melhores descontos?
Melhor atendimento?
Estendendo um tapete vermelho à sua entrada?

Não seriam esses itens todos os princípios básicos de um bom atendimento, e que deveriam ser melhor cativados ao longo de todos os 365 dias do ano?

O que poderíamos encontrar? Callcenters mais atenciosos? Vendedores mais educados? Um nível melhor de orientação sobre produtos e ofertas?

Será que nós, varejistas ou profissionais relacionados ao varejo, não deveríamos ser atenciosos e solícitos aos nossos clientes em todos os momentos?

Ainda tenho certeza que vou encontrar alguma pérola de marketing oferecendo alguma atenção especial nesse dia. Faça melhor. Faça com que todo dia seja “Dia do Cliente”.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Falando de Varejo
@falandodevarejo
www.falandodevarejo.com.br