segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ABF realiza curso Entendendo Franchising em Montes Claros

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), por meio de sua seccional em Minas Gerais, realizará em Montes Claros, no próximo dia 11 de novembro, o curso Entendendo Franchising. As aulas vão acontecer no campus da UFMG Montes Claros.

Para o diretor regional da ABF em Minas Gerais, Aristides Newton, o curso viabiliza a participação de potenciais franqueadores e franqueados da região. De acordo com Aristides Newton, cerca de 8% das redes de franquias possuem unidades no estado. “Minas Gerais é um mercado importante no sudeste do país e tem se observado o crescimento das redes de franquias do estado, inclusive daquelas que tem sede no interior”. No entanto, ressalta ele, apenas 4,6% das sedes de redes de franquias são de Minas. “Estamos empenhados em ampliar nossa participação no ranking nacional de marcas franqueadoras. O Estado tem grande potencial para crescer. As regiões do norte de Minas (Montes Claros) e Triângulo Mineiro (Uberlândia, por exemplo) se revelam propensas ao segmento com o crescimento do varejo de rua e lançamentos de centros comerciais”.

Ainda de acordo com Newton, o franchising avança para o interior e o mercado mineiro tem um grande potencial e deve crescer ainda mais. “Cidades como Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Governador Valadares, Divinópolis e Vale do Aço são potencias regiões que devem atrair os investidores”, completou. A expectativa de expansão do setor no Estado para 2011 é de cerca de 10%.

Depois de três edições em Belo Horizonte, o Entendendo Franchising chega a Montes Claros. “Com o crescimento do franchising por todo o Brasil é natural estendermos essa oportunidade para outras regiões”, comenta Juarez Leão, diretor de cursos e eventos da ABF.

O curso é tradicionalmente ministrado por renomados profissionais da área e voltado para os interessados em saber mais sobre o setor. Entre os temas abordados na programação estão: as vantagens e desvantagens do sistema, técnicas de avaliação para a escolha do melhor negócio, direitos e obrigações expressas na Lei de franquias e o papel da ABF como representante oficial do franchising no Brasil.

Para quem pensa em abrir um negócio próprio por meio de franquias, um curso básico para conhecer como funciona o sistema é o primeiro caminho. “Para minimizar os riscos de qualquer negócio é preciso muito trabalho e conhecer muito bem o mercado que se deseja atuar”, conclui Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

O curso tem o apoio do SEBRAE e da UFMG Montes Claros.

SERVIÇOCurso: Entendendo Franchising
DATA: 11 DE NOVEMBRO DE 2011
LOCAL: UFMG MONTES CLAROS – Av. Universitária, 1000 – Cidade Universitária – Montes Claros
INFORMAÇÕES: 31 3567 7008