segunda-feira, 24 de outubro de 2011

BR Week 2011: a reinvenção no varejo na era das oportunidades

Presidentes, diretores e executivos do varejo brasileiro se reúnem para debater os desafios de um mercado repleto de oportunidades

A revista Consumidor Moderno NOVAREJO em conjunto com a Padrão Eventos, promovem de forma inédita, entre os dias 24 e 26 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, o mais inovador e completo evento do varejo do Brasil, o Brazilian Retail Week.

Seguindo modelos de eventos como NRF (National Retail Federation), e WRC (World Retail Congress), este inédito congresso é o principal encontro da comunidade de varejo, que reunirá empresários do segmento discutindo rumos para a profissionalização estratégica do setor, que traz como tema: A REINVENÇÃO NO VAREJO NA ERA DAS OPORTUNIDADES.

O assunto é bastante oportuno por conta do bom momento que o Brasil está passando. As vendas no varejo nacional aumentaram 10,9% em 2010, segundo o IBGE. É a maior alta dos últimos nove anos. O País está vivenciando o surgimento de um novo consumidor, principalmente devido à ampla oferta de crédito, expansão da classe média, sofisticação dos hábitos de consumo, inserido em uma cultura de infinitas opções de produtos, serviços e canais, somadas às novas tecnologias e constante influência multimídia. Ainda nesse cenário, repleto de possibilidades, a Copa do Mundo e as Olimpíadas virão para coroar o ciclo de crescimento e desenvolvimento desse momento positivo que o Brasil passa.

Como aproveitar todas essas as oportunidades e traçar estratégias adequadas diante dessa nova realidade?
Qual a melhor maneira de continuar atraindo a classe C, sabendo que ela está mais exigente e que busca produtos com conforto, beleza e durabilidade?
Com os clientes interagindo com marcas, serviços e produtos das empresas, por meio de múltiplos canais, como implantar o modelo ideal de atendimento que contemple todos os canais necessários?

Essas e outras questões serão discutidas e esclarecidas durante os outros dois dias do congresso, que tem abertura oficial marcada para o dia 25 de outubro, às 8h30.

Grandes debates e premiações

Os dois dias do evento serão compostos por plenárias, apresentações de cases reais do setor, palestras e debates. Os jornalistas Carlos Tramontina e Cristiane Pelajo estão entre os mediadores de algumas plenárias do congresso. Pelajo também fará a apresentação do Prêmio “Os Mais Importantes do Varejo”, onde serão contemplados: a personalidade do ano, o melhor líder de varejo, o destaque em atendimento ao pequeno e médio varejista, a rede com o formato inovador do ano e a que possui a melhor campanha de marketing/e-commerce.

Executivos de grandes empresas do varejo como Pão de Açúcar, Wal Mart, Telha Norte, Di Cicco, Alshop, Ri Happy, Le Postiche e também representantes de conceituadas indústrias, como Coca-Cola, Samsung, Nívea, entre outras, participarão do inédito evento.

Algumas palestras e debates serão divididos em três salas simultâneas, com os seguintes conteúdos: “Marketing, comportamento e consumidores”, “Inovação, tecnologia e operações” e “Negócios, tendências e oportunidades”.

A sala “Marketing, comportamento e consumidores”, promoverá também, o Laboratório de Ideias BR Week, projeto inédito inspirado em um dos maiores eventos de varejo do mundo, o WRC, onde cases de varejo serão apresentados por universitários das mais importantes universidades do Brasil: USP, Unicamp e ESPM. Os alunos serão avaliados por uma banca de especialistas executivos de varejo, que será composta por Alessandra Restaino - presidente da Le Postiche, Rubens Augusto Júnior - presidente da Patroni Pizza e Mario Ponci - diretor da Chilli Bens.

O BR Week, ainda contará com uma área de exposições – EXPO RETAIL – onde serão apresentadas as melhores alternativas de serviços para o segmento varejista.

Expo Retail Lab BR WEEK ESPM

O destaque do evento será o Retail Lab BR WEEK ESPM, disponibilizado pelo Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM. É um espaço composto por gôndolas, araras e prateleiras, que simulará a realidade criada para pesquisas de comportamento do consumidor. A ideia é proporcionar aos varejistas e demais visitantes do evento, um laboratório capaz de entender as razões que levam o consumidor a comprar no PDV, por meio de testes e parâmetros consistentes de análises capazes de interpretar o que passa pela cabeça. É a primeira vez que um evento desse porte traz um laboratório desse mesmo nível, integrando tecnologias inovadoras como:

:: Visual Report – Análise e Gestão Estratégica de Vitrines Inteligentes: são vitrines dotadas de dispositivos que detectam o cliente quando ele chega ao PDV e fornece, por meio de gráficos, indicadores de performance do investimento em Visual Merchandising. Neles o varejista pode consultar em tempo real, por exemplo, informações que o ajudarão a gerenciar e entender como é a relação do seu cliente com sua vitrine, além de direcionar seus investimentos para ações mais efetivas. Tudo isso visualizado por um PC, smartphone ou tablet.

:: Provador Virtual: utilizando tecnologias de visão computacional, os provadores virtuais mapeiam o corpo do cliente e transformam o ato de experimentar uma peça de roupa em uma experiência interativa, sem o uso de toques ou controles, já que o aplicativo reconhece os movimentos e gestos do usuário.

:: QRcode e Monitoramento de Redes Sociais: tecnologia que permite ao cliente final passar seu smartphone sobre um código de barras e obter as informações que desejar, diretamente de uma central de atendimento/chat.

A grade completa do evento está disponível no site http://www.brweek.com.br/

SERVIÇO:
Evento: BRAZILIAN RETAIL WEEK
Quando: 24, 25 e 26 de outubro
Onde: Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo
Mais informações: Visite o site http://www.brweek.com.br/ ou ligue para (11) 3125-2244