sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pão de Açúcar e Unilever comemoram 10 anos de estações de reciclagem

Estações de reciclagem batem recorde de arrecadação e empresas patrocinadoras lançam concurso cultural na Internet

Em 2001, a rede de supermercados Pão de Açúcar e a Unilever chamavam a atenção da população ao iniciar uma ação que seria essencial para a sociedade alguns anos depois: a reciclagem. O pioneirismo veio com o Programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que dez anos depois, já arrecadou quase 50 mil toneladas de material reciclável em todo o Brasil e se consolida como projeto modelo de parceria entre varejo e indústria no cenário nacional de reciclagem.

Para comemorar os resultados e o crescimento do programa, que começou com 12 estações e hoje já está presente em 112 lojas, o Pão de Açúcar e a Unilever preparam um concurso cultural na internet como maneira de agradecer a participação dos clientes e consumidores que ajudaram a tornar essa ação um grande sucesso por meio de uma premiação. Para participar, basta contar uma história relacionada às Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever nesses 10 anos no site www.paodeacucar.com.br/sustentabilidade. O concurso começa no dia 13/10 e dura até dia 17/11. As vinte e seis melhores histórias serão premiadas. O primeiro lugar ganhará uma viagem com direito a 3 acompanhantes para Goiás, que será contemplado também com uma visita ao Ecocentro IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) para conhecer uma Ecovila em Pirenópolis, e fazer um curso sobre sustentabilidade, além de ter a oportunidade de conhecer a Chapada dos Veadeiros.

Cinco histórias ficarão em segundo lugar e ganharão bicicletas elétricas. E as 20 demais histórias selecionadas serão premiadas com uma cesta de produtos Taeq, Unilever e Caras do Brasil.

Realizadas em parceria com a Unilever e com as marcas Ades, Knorr, Rexona, Omo, Comfort e Seda, as Estações de Reciclagem são confeccionadas em material reciclado e funcionam como Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Localizadas nos estacionamentos das lojas do Pão de Açúcar, as Estações recebem papel, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha usado. Os materiais reciclados são doados para Cooperativas de Reciclagem parceiras do Programa. Além do caráter social da ação, com a geração de emprego e renda beneficiando mais de 906 famílias, as estações de reciclagem contribuem também com a orientação para o consumo consciente e a preservação do meio ambiente, promovendo o descarte correto.

“Uma mudança de atitude simples, como descartar corretamente os resíduos, promove benefícios significativos para o meio ambiente. Com soluções cotidianas, buscamos disseminar práticas sustentáveis e despertar as pessoas para a sustentabilidade” destaca Bethlem.

Sustentabilidade no Grupo Pão de Açúcar

As Estações de Reciclagem compõem um modelo pioneiro que gera benefícios ambientais, sociais e relacionamento com clientes. Além dessa iniciativa, o Grupo também promove a arrecadação de pilhas e baterias, celulares e assessórios, Descarte Correto de Medicamentos, dentre outras.

O Grupo também desenvolve o Programa Caixa Verde, que possibilita o descarte de embalagens para reciclagem no momento da compra. Desde 2008 já foram arrecadadas mais de 2,4 milhões de embalagens (papel, plástico, alumínio e vidros), sendo mais de 893 mil em 2010. Nesse primeiro semestre de 2011 já foram arrecadas mais de 1 milhão de embalagens. O programa está presente em 68 lojas Pão de Açúcar e 65 Lojas do Extra.

A marca exclusiva do Grupo, Taeq, desenvolveu em setembro de 2009 um programa de Ciclo Verde Taeq envolvendo vários agentes de sua cadeia de valor. Com essa ação, a empresa reutiliza as embalagens de papel deixadas pelos clientes nas Estações de Reciclagem e Caixa Verde para confecção de novas embalagens que irão acondicionar os produtos Taeq. Essa ação representa 5% do volume das embalagens produzidas.

O Programa Alô Recicle, em parceria com a Nokia, está presente nas lojas com pontos de entrega voluntária de celulares, baterias e acessórios. Tudo que é coletado é recolhidos pela Nokia do Brasil e reciclado transformando-se em novos produtos, tais como brinquedos, eletrônicos, produtos odontológicos e até pavimento asfáltico. Desde agosto de 2010 , esta presente em 31 lojas das redes Pão de Açúcar e Extra, e já arrecadou mais de 81 quilos destes materiais. A partir de setembro de 2011 o programa chega a mais 169 lojas das bandeiras Extra (atingindo 100% das lojas Hipermercado) e Pão de Açúcar. Até o final do ano serão implementadas mais 73 urnas, chegando a 2 73 lojas preparadas para o descarte de aparelhos, baterias e acessórios de telefonia móvel.

Em uma iniciativa pioneira, o Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma Laboratórios lançaram, em novembro do ano passado o projeto “Descarte Correto de Medicamentos”, que visa despertar o consumidor para importância do destino adequado para medicamentos vencidos ou fora de uso, embalagens e materiais cortantes como agulhas, ampolas, vidros de xarope, entre outros. O Programa está presente em 100% das drogarias da capital de São Paulo, que servem como postos de arrecadação destes resíduos. Até o momento, mais de 900 quilos de medicamentos já foram arrecadados. O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) é parceiro no projeto e, por meio das concessionárias de coleta Loga e Ecourbis, é o responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos. A ação conta também com o apoio e aprovação da COVISA (Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária).

No 5 de junho a bandeira Pão de Açúcar lançou o “Compromisso com a Natureza”, o documento é resultado de um amplo estudo que elegeu seis ações de maior impacto para promoção da gestão e operação sustentável da rede e que devem ser cumpridos até o final de 2012. Entre as metas está a expansão das Estações de Reciclagem para 100% da rede com condições técnicas para instalação das Estações.

Sustentabilidade para a Unilever

A preocupação com o meio ambiente e o bem estar social faz parte da estratégia de negócio da companhia. A Unilever acredita que o crescimento do negócio deve acontecer de forma sustentável e, tendo em vista sua meta global de dobrar o tamanho da companhia ao mesmo tempo em que reduzirá seu impacto ambiental, lançou em 2010 o seu Plano de Sustentabilidade. Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, o plano estabelece três metas globais para os próximos 10 anos: melhorar a saúde e bem-estar de 1 bilhão de pessoas, reduzir pela metade a pegada ambiental dos produtos e usar fontes de matéria-prima agrícola 100% sustentáveis. Alinhado com esses objetivos, a Unilever Brasil desenvolve uma série de ações especiais para atender as necessidades locais.

O primeiro pilar se refere aos benefícios que a maioria das marcas oferece aos brasileiros. Assim, ao promover a nutrição e a higiene adequadas e apoiar projetos que disseminam causas importantes, a Unilever reafirma seu compromisso com a população. No campo nutricional, a Unilever trabalha para melhorar o perfil nutricional dos seus produtos, prova disso é que a companhia já reduziu mais de 77 milhões de Kg de açúcar, sódio, gorduras saturadas e gorduras trans em seus produtos, resultando no uso do Selo do Programa Minha Escolha em 68% do portfólio da companhia. Já Lifebuoy, marca de sabonete antibacteriano, tem a missão social de difundir a importância do hábito de lavar as mãos para a prevenção de doenças. Em parceria com a pastoral da Criança, a marca atingiu 1,2 milhão de famílias brasileiras em 2010.

No pilar ambiental, a Unilever concentra suas ações para a redução das emissões de gases de efeito estufa, economia de água e resíduos sólidos. Iniciativas com logística otimizada, inovações de produtos concentrados como OMO Liquido Concentrado e expansão do projeto Estações de reciclagem Pão de Açúcar Unilever, existente desde 2001, contemplam os pontos focais deste importante pilar. No período de 1995 a 2010, a companhia reduziu (por toneladas produzidas): 43% do consumo de energia, 37% do uso de água e 89% da geração de resíduos não recicláveis.

Para melhorar as condições de vida e trabalho, a Unilever Brasil está focada no mundo em desenvolvimento onde indiretamente são empregados centenas de pequenos agricultores, distribuidores e fornecedores em geral de pequena escala. O Programa Integrare, que tem por objetivo integrar micro e pequenas empresas aos negócios da companhia, é um exemplo disso.

Saiba mais em http://www.unileversustentabilidade.com.br/