quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ANEFAC: Eletroeletrônicos são a aposta deste Natal

Pesquisa da Anefac aponta notebooks, netbooks, tablets e celulares como os preferidos para presentear


O destino do 13° salário do brasileiro mais uma vez será as compras de Natal, assim como em 2010. O dado é do levantamento divulgado pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), onde aponta que boa parte dos brasileiros irá utilizar os recursos do abono para fazer compras e, mais uma vez, eletroeletrônicos e celulares serão os preferidos neste Natal. Em Florianópolis, a oportunidade de aproveitar o dinheiro extra para antecipar as compras de final de ano está na 9ª Feira Eletro Angeloni, que ocorre até 4 de dezembro no Supercenter de Capoeiras. São mais de 1500 itens das maiores marcas em circulação no País.

Entre os consumidores entrevistados que utilizarão o 13º salário para fazer compras, 74% pretendem adquirir algum tipo de produto eletroeletrônico e eletroportátil para a data, identificou a pesquisa. Os notebooks, netbooks e tablets foram os campeões de vendas nas primeiras semanas da Feira Eletro Angeloni, que já recebeu um público de 25 mil pessoas. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas passem pelo espaço de 1000m² montados para receber os consumidores. “Este ano teremos um Natal tecnológico. Não só os produtos de informática, mas todos os eletroeletrônicos estão aderindo à praticidade que a tecnologia oferece. São refrigeradores, fogões, aparelhos portáteis e Tvs de última geração que encantam o consumidor e oferecem opções muito além do uso cotidiano”, afirma Roselaine Teixeira, executiva de compras da Rede Angeloni.

Um exemplo é a cozinha aparelhada com tela e aplicativos touch screen da Electrolux. A alta tecnologia utilizada no refrigerador modelo DT80X, por exemplo, permite deixar recados na tela, postar fotos, possui uma agenda telefônica, calendário e ainda permite conferir um livro digital com mais de 600 receitas. Todos os 34 estandes da Feira contam com lançamentos para esta temporada. A última geração das Tvs 3D é outro destaque. Conseguiu reunir todas as funcionalidades em um único aparelho: acesso à internet, recebimento de atualizações do banco, locação de DVDs de locadoras virtuais.

No cenário nacional, a expectativa do crescimento das vendas de Natal está entre 5% e 7%, um pouco abaixo dos resultados de 2010, que chegou ao patamar de 10%. Aqui no Estado, segundo avaliação da Fecomércio de Santa Catarina, a expectativa é que vendas para este final de ano sejam melhores do que em 2010. A explicação está na criação de novos empregos, no aumento da renda familiar e na melhora declarada na situação financeira das famílias catarinenses, que tem registrado índices positivos nos últimos meses, visto que, apesar de contratarem menos que em 2010, as empresas mantiveram o nível de contratação em 2011. Além disso, a situação financeira das famílias catarinenses está melhor este ano do que no ano anterior. Pesquisa da Fecomércio apontou que 43% dos catarinenses declararam estar em situação melhor que no mesmo período do ano passado, o que indica um cenário futuro otimista. A Feira Eletro Angeloni funciona de segunda a sexta, das 16 às 22 horas e sábados, domingos e feriados das 10 às 22 horas.