sexta-feira, 4 de novembro de 2011

E-merging Markets debate as principais tendências do e-commerce nos países emergentes

Evento irá discutir o momento atual do comércio eletrônico nos principais países emergentes, além de expor a tecnologia brasileira em e-commerce, que hoje representa 62% do volume de negócios online da América Latina

A expectativa da organização é receber mais de 1,8 mil participantes durante o encontro, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo

Focado em discutir as maiores tendências do comércio eletrônico mundial, chega ao Brasil o E-merging Markets. Fruto da união entre os eventos E-Commerce Day, ciclo de palestras realizadas em diversos países da América Latina, e o E-Commerce Summit, um dos principais eventos do setor no país, o E-merging Markets tem como objetivo inovar em conteúdo aos lojistas virtuais e discutir o momento atual do comércio eletrônico nos países do BRICS e da América Latina.

Em formato diferenciado, o encontro trará dois ambientes. O primeiro, o E-merging Markets Conference contará com palestras de grandes executivos de empresas emergentes e multinacionais do setor abordando os mais diversos setores do comércio eletrônico, como: varejo, turismo, jogos e entretenimento online, internet banking, soluções móveis etc.

Já do lado de fora do salão de palestras, acontecerá o E-merging Markets Expo, um ambiente com diversos estandes de empresas especializadas em e-commerce que apresentarão suas soluções e serviços, além de mini palestras e do já renomado espaço Doctor Web, onde grandes nomes do e-commerce estarão disponíveis para analisar as lojas virtuais dos participantes e passar diversas dicas, auxiliando a busca da excelência no comércio eletrônico.

De acordo com Nils Strandberg, diretor geral do E-merging, o evento tem como objetivo ser um marco para o e-commerce. “A ideia é fazer um grande encontro debatendo os principais pontos do e-commerce nos países emergentes e também criar uma vitrine da tecnologia brasileira para o mercado internacional. O comércio eletrônico nacional é um dos mais dinâmicos do mundo, quando falamos em B2C (Business to Consumer), e a cidade de São Paulo se posiciona como uma das mais importantes do setor, representando 37% do total dos e-consumidores do país. E, com isso, queremos levar ao mundo esse know how brasileiro, mostrando que aqui tem tecnologia de ponta também”, afirma.

Segundo Ludovino Lopes, presidente da Câmara-e.net, co-organizadora do evento, o setor de e-commerce B2C do Brasil apresenta um potencial muito grande, crescendo mais de 40% por ano e tendo mercado estimado em US$ 15 bilhões.

“Por conta dessa dinâmica, o mercado de comércio eletrônico brasileiro, em crescimento anual e sofisticação, só é comparável com o mercado chinês. O uso do internet banking no Brasil cresceu 50% e cerca da metade das vendas no e-commerce nacional são geradas pela classe C, considerando as famílias com renda declarada de até R$ 3 mil/mês, esses dados trazem o Brasil para uma das posições mais significativas como uma das nações onde a economia digital pode ser um verdadeiro diferencial competitivo”, explica Ludovino.

O E-merging Markets nasce com o apoio oficial do ILCE (Instituto Latino-Americano de Comércio Eletrônico), que congrega as câmaras de comércio eletrônico dos países da região. Durante o encontro também será comemorado o aniversário de 10 anos da Câmara-e.net.

O evento é realizado pela Latin Pacific, tendo co-organização da Câmara-e.net e patrocínio Platinum da Visa, Gold América Latina do Mercado Livre; patrocínio Gold Brasil da Buscapé, Cielo e VTEX; patrocínio Silver da Cobre Bem, Cyber Source, Pay Pal, Profite e Pukis; e as empresas E-commsultoria, Global Colect, Locaweb e Lyris como expositoras.

Agenda:
E-merging
Data: 29 e 30 de novembro (terça e quarta-feira)
Horário: das 9:30 às 18:00
Local: World Trade Center - Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - São Paulo/SP.
Site: http://www.e-mergingmarkets.org/