quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Lares brasileiros com filhos representam 61% da população da América Latina

Nielsen divulga pesquisa que apresenta o cenário das famílias que possuem crianças menores de 12 anos, nos países da América Latina

O nivel sócioeconômico baixo e uma média de quatro integrantes por lar são alguns dos fatores em comum entre os lares latinos

Devido à importância de se entender as peculiaridades do consumo infantil, tanto para o varejo quanto para a indústria, a Nielsen (www.nielsen.com), líder global em informação e pesquisa de mercado, apresenta a pesquisa “Lares com Crianças” demonstrando o cenário das famílias dos países da América Latina que possuem crianças menores de 12 anos, seu perfil de consumo e suas diferenças em relação às famílias sem crianças.

Perfil – Dentro dos países analisados, se destacam Colômbia, México e Brasil, que são os que mais têm crianças menores de 14 anos, apresentando-se como os grandes potenciais para este mercado. Do total da população destes três países, 29%, 28% e 26%, respectivamente, são crianças menores de 14 anos – segundo o Censo populacional de cada país.


Clique para ampliar

De acordo com Patrícia Moraes, consultora de shopper da Nielsen, dos lares brasileiros com crianças, 44% possuem menores de 12 anos; no México esse percentual chega a 53%. Esses lares com crianças menores de 12 anos apresentam nível socioeconômico mais baixo que os demais. “No Brasil, 39% dos lares com crianças são de nível socioeconômico baixo, 44% da classe média e apenas 17% nas classes altas. Já no México, 68,1% dos lares com crianças estão nas classes baixas e apenas 4,8% nas classes altas”, exemplifica Moraes.

Clique para ampliar

Além disso, a maioria destes lares conta com quatro ou mais integrantes, indicando terem mais de um filho. No Brasil, 64% dos lares com crianças são formados por quatro ou mais integrantes, no Chile esse número é de 85,6%, na Colômbia 84,7%, no México 82,1% e em Porto Rico 76,2%.

Consumo potencial – 49% dos lares com crianças são responsáveis por 52% dos gastos no Brasil. Quando analisado na América Latina, os lares brasileiros representam 61% da população com criança da região e respondem por 65% de todo o gasto da América Latina.

A executiva pontua que os tipos de gastos dos países latino-americanos são bem diferentes. “Mexicanos e brasileiros gastam mais com bebidas que os chilenos, colombianos e porto riquenhos, que gastam mais com alimentos”, esclarece Patricia.


Clique para ampliar

Comparativamente aos lares sem crianças do Brasil, aqueles que têm filhos gastam mais em produtos para o café da manhã e lanche como biscoitos, iogurte, cereais matinais e sobremesa pronta.

“Os três países que apresentam as maiores demandas de produtos para crianças são México, Colômbia e Brasil. O México e a Colômbia por ainda apresentarem expansão deste grupo; já o Brasil por ser o país mais importante para o gasto da região. Os lares do Chile e Porto Rico não se destacam para a presença de crianças. Além disso, ambos continuam com desaceleração populacional, diminuindo ainda mais o grupo infantil”, finaliza Moraes.