quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Livros sugeridos: Varejo 2.0

Reunindo características de inovação e qualidade metodológica, Varejo 2.0, lançado pela editora Campus/Elsevier é uma leitura essencial para se compreender o impacto das tecnologias sociais no varejo e suas transformações decorrentes, bem como aprender a utilizar metodologias para traçar estratégias de sucesso nesse novo cenário. Um trabalho primoroso e completo, que reúne tanto aspectos teóricos como práticos, ilustrados com cases, e que vem contribuir imensamente para o trabalho de profissionais de Gestão e Marketing que atuam no varejo e na integração de plataformas.
Este livro é resultado de uma extensa pesquisa com foco na análise da reação do mercado ao surgimento das mídias sociais como fator influenciador no modelo de negócios do setor. O livro consolida e apresenta, de forma objetiva, conceitos e práticas que devem orientar o planejamento estratégico e as ações de marketing, venda e relacionamento no contexto das redes sociais. A web 2.0 é um mundo para profissionais. O varejo precisa se conectar.

Nos próximos cinco anos, a interação digital vai progressivamente mudar o relacionamento entre clientes e varejo e este último precisa reorientar seu modelo de negócio. O avanço tecnológico tem sido avassalador, e tudo leva a crer que o ritmo da mudança será ainda mais rápido nos próximos anos. O consumidor conectado tem acesso cada vez mais à compra, independentemente de fronteiras, e estar conectado cada vez mais faz parte do seu processo de compra. A web 2.0 faz parte desse contexto. Entender esse novo meio não se resume a conhecer as ferramentas, é preciso bem mais que isso.

“A Web 2.0 é uma nova etapa caracterizada pela agilidade e redução das fronteiras. E claramente, nesse contexto, o cidadão mudou. Estamos falando de quem eventualmente consome os produtos da sua empresa e pode estar agora falando sobre isso na Web. O que sua empresa pode fazer nas redes sociais não é diferente do que ela já faz em outros canais: se relacionar com o consumidor. O que o comprador espera de você também não é diferente do que ele espera de uma empresa: transparência”, informam os autores.

Este livro pretende mostrar, principalmente, que a realidade 2.0 não é diferente do que empresários conhecem sobre relacionamento, planejamento e consumidor. É apenas um meio diferente e mais dinâmico. O que notamos, de forma geral, é que a fonte da ansiedade desses profissionais não provinha do medo do desconhecido, mas de não ter tempo para aprender e, mais ainda, para vivenciar. Enquanto todos os varejistas estão habituados a visitar lojas, a checar serviços in loco, nem todos possuem um Facebook, um Twitter ou acompanham o que seus consumidores fazem na Web ou como sua loja está se posicionando nesse meio. É preciso correr para alcançar o consumidor.