segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Consumidor fecha o ano mais inadimplente

CDL/BH aponta que registros junto ao SPC cresceram 4,67% em dezembro de 2011 na comparação com 2010

O ano de 2011 registrou redução no índice de desemprego e aumento da renda real dos trabalhadores, mesmo assim consumidores fecharam o ano inadimplentes. Isto é o que revela o indicador SPC Brasil – CDL/BH do mês de dezembro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Em dezembro de 2011 o número de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da CDL/BH teve crescimento de 4,67% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Para a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, o aumento da inadimplência é resultado do período de instabilidade econômica em função da crise externa. “Diante desse cenário os consumidores ficaram menos confiantes, o que dificultou o pagamento das dívidas,” explica Ana Paula.

Na comparação com o mês imediatamente anterior, o número de registros junto ao SPC da CDL/BH apresentou queda de 7,75% (Dez.11/Nov.11). O resultado se deve ao recebimento da segunda parcela do 13º terceiro salário, que levou os consumidores a realizarem suas compras de fim de ano sem se endividarem. “Outro fator determinante foi a redução dos juros do crédito para pessoa física na comparação de novembro com outubro que colaborou no controle financeiro das famílias,” explicou a economista da CDL/BH. No acumulado do ano o aumento de registros foi de 1,91%.

Perfil da inadimplência - Em dezembro de 2011 registrou-se maior número de inadimplentes do sexo feminino que foi responsável por 52,12% dos registros, e 47,88% do sexo masculino. Os maiores inadimplentes por faixa etária foram os com idade de 50 a 64 anos (24,08%), e a menor incidência (7,76%), ocorreu na idade de 18 a 24 anos.

Cancelamento – Em dezembro de 2011, o volume de cancelamento de registros, que ocorre quando os consumidores regularizam seus débitos junto ao SPC da CDL/BH, apresentou aumento de 5,63% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo Ana Paula, o desemprego em queda e massa salarial em alta levaram os consumidores a se sentirem estimulados a “limpar o nome”.

Na busca para regularizar os débitos e voltar a consumir, o número de cancelamento de registros cresceu 8,19% em dezembro na comparação com novembro. “A injeção de novos recursos na economia como 13º salário e a queda na taxa de desemprego fizeram com que os consumidores regularizassem seus débitos para realizar as compras de Natal,” explica a economista. No acumulado do ano houve crescimento de 1,60% no número de cancelamento de registros.