terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mega Recuperação, da Serasa Experian, auxilia na reabilitação do crédito de consumidores inadimplentes

Para usufruir dos benefícios de mercado - como a redução do IPI para a linha branca, vigente até março, por exemplo -, clientes com débito na praça podem regularizar o pagamento de pendências financeiras quando procurados por seus credores.

As sucessivas reduções da taxa básica de juros, a reversão das medidas macroprudenciais, a queda do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nos empréstimos e o recuo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca e também para automóveis são vantagens financeiras reais para os consumidores. E esse cenário pode ser um estímulo para que clientes com restrições de crédito se reabilitem.

Para facilitar o encontro e a consequente negociação entre as partes, a Serasa Experian oferece às empresas a ferramenta Mega Recuperação. Trata-se de uma tecnologia que ajuda a segmentar a carteira de inadimplentes de acordo com a probabilidade de pagamento que cada cliente apresenta, considerando-se seu perfil comportamental no mercado. As informações são agrupadas e direcionadas para ações de recuperação específicas.

A Mega Recuperação também identifica qual a maneira mais eficaz de contatar este consumidor. “Em alguns casos, a comunicação errada pode inviabilizar um acordo”, opina Marcelo Kekligian, presidente da unidade de negócios Decision Analytics da Serasa Experian. “Por isso a solução Serasa Experian identifica quem deve ser buscado por carta, SMS ou ligação telefônica. A abordagem certeira ajuda as empresas tanto na redução de custos operacionais como na conquista de melhores índices de recuperação.”

Levantamento da Serasa Experian aponta que as empresas utilizaram o produto Mega Recuperação em 2011 reduziram os custos operacionais e garantiram melhores resultados. ”A abordagem correta facilita a fidelização do consumidor e evita conflitos com os bons clientes”, diz Marcelo.