quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Playtech lança loja virtual

Loja de instrumentos musicais aposta em modelo de e-marketplace com expectativa de faturar em média R$100 mil mensais durante o primeiro semestre da operação

Em 2011, o e-commerce no Brasil representou 60% de todo o comércio eletrônico da América Latina, de acordo com levantamento da consultoria eMarketer. O estudo prevê que haverá 30 milhões de consumidores virtuais no país no ano da Copa do Mundo, o que tornará o Brasil responsável por mais da metade das vendas na América Latina.

No entanto, o número de empresas ingressando no mercado eletrônico brasileiro por meio de shoppings virtuais vem crescendo gradualmente. Um exemplo disso é a PlayTech, pioneira no mercado brasileiro de instrumentos musicais a montar uma operação de e-commerce.

Em meio à evolução dos negócios da empresa através de uma loja virtual lançada em 1999, o gerente de e-commerce da PlayTech, Márcio Seixas, explica a decisão de ingressar no Rakuten Shopping Online, ressaltando o objetivo da rede de lojas de ampliar seu público-alvo, além de continuar líder em vendas on-line de instrumentos musicais no Brasil. “Acreditamos fortemente na expansão da Rakuten no Brasil em virtude do seu grande sucesso no exterior e esperamos com isso crescermos juntos”, diz o executivo.

Com uma loja matriz inaugurada em 1985 na rua Santa Ifigênia e mais cinco filiais espalhadas pelo estado de São Paulo, a PlayTech conta com uma estrutura nunca vista no segmento, oferecendo seus produtos na loja virtual afim de atingir até os que não sabem tocar um instrumento, mas gostariam de aprender, já que este mercado vem mudando nos últimos tempos com a intensa massificação do público consumidor.

Segundo Seixas, o investimento na abertura da loja virtual no Rakuten foi muito baixo. “Por já termos uma operação na Rakuten EC (unidade de negócios da Rakuten especializada em plataformas de e-commerce), a integração foi bem rápida e contamos com todo o apoio da equipe Rakuten. Também utilizamos os profissionais da nossa equipe do e-commerce na mobilização pela subida da loja, além dos profissionais da nossa agência associada.”

A expectativa de faturamento da PlayTech no Rakuten é de cerca de R$ 100 mil mensais dentro de menos de seis meses. Praticamente todo o mix de produtos da empresa se encontra na loja virtual para ser comercializado, desde simples encordoamentos de violão até complexos sistemas de áudio profissional. “Guitarras, baixos, violões, teclados, pianos, baterias, caixas de som, fones, microfones são alguns exemplos dos produtos que comercializamos”, diz ele.

Em meio à forte concorrência que a PlayTech enfrenta no segmento de música atualmente, uma das alternativas encontradas para se diferenciar foi a abertura da loja virtual como uma forma de expansão das vendas por meio do comércio eletrônico, uma atividade que está se difundindo cada vez mais entre lojistas brasileiros.

Acesse a loja da PlayTech no Rakuten Shopping Online: http://PlayTech.loja.rakuten.com.br/