quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

POPAI Brasil realizará, no primeiro trimestre de 2012, pesquisas sobre comportamento do consumidor

As pesquisas terão foco no canal farma e no canal pequeno varejo,que inclui mercadinhos, padarias e conveniência

O POPAI Brasil, associação dedicada ao desenvolvimento e valorização do marketing no ponto de venda, realizará, no primeiro trimestre de 2012, novas edições das pesquisas que analisam o comportamento do consumidor nos canais farma e pequeno varejo, incluindo mercadinhos, padarias e conveniência.

Os novos estudos têm como objetivo traçar um paralelo das principais mudanças no comportamento do shopper e dos hábitos de compra e consumo, bem como apontar as principais alterações, tendências e exigências do novo consumidor.

A pesquisa para o canal farma será produzida pelo IBOPE Inteligência. Já a pesquisa com foco no pequeno varejo será realizada pela GFK, uma das maiores empresas de pesquisa de mercado no mundo.

As novidades para a realização destas novas pesquisas são o direcionamento, ampliação da base de shoppers pesquisados e os métodos utilizados para concepção dos estudos, com aplicação de pesquisas qualitativas, em cada uma das 10 cidades pesquisadas, com utilização de focus group, que consiste na reunião de consumidores para avaliação dos fatores motivadores de compra e da escolha do canal e aplicação de questionários quantitativos.

“Aumentamos e alteramos a forma de compor a amostragem em busca de resultados mais qualitativos e fieis à realidade do novo shopper que começa a surgir no mercado. Itens como comodidade, ativação do PDV, motivação de compra, circulação do shopper no ponto de venda, reação ao preço, conduta de compra, entre outros, serão alguns dos balizadores das pesquisas”, ressalta Romano Pansera, presidente do POPAI Brasil.

Cada pesquisa contempla oito cotas de patrocínio. Ainda há cotas disponíveis para ambas as pesquisas, sendo duas cotas para a pesquisa farma e quatro para a de pequeno varejo.

Mais informações sobre valores e aquisição de cotas e formatação da pesquisa podem ser obtidas no POPAI Brasil, pelo telefone (11) 3016-9777 ou pelo e-mail pesquisa@popaibrasil.com.br