quinta-feira, 8 de março de 2012

Crescimento de franquias brasileiras no mundo é destaque no Café com Franquia da ABF-RIO

Potencialização. Essa foi a palavra chave da apresentação do Diretor Executivo da Associação Brasileira de Franchising - ABF, Ricardo Camargo, sobre Internacionalização de Franquias durante o Café com Franquia promovido pela ABF-RIO, na manhã desta terça-feira, dia 06 de março.

Cerca de 50 participantes, entre empresários e empreendedores puderam assistir a palestra e ter uma visão atual sobre o cenário geral da economia nacional e o desempenho do franchising brasileiro que cresceu 16,9% em 2011 atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões, se tornando uma grande potência. Atualmente, o franchising representa 2,3% do PIB nacional (considerando um crescimento do PIB de 3,5%, em 2011).

Em sua palestra, Camargo citou as vantagens e alertou aos participantes sobre os principais erros cometidos ao tentar expandir seu negócio no exterior. Além disso, apresentou um cenário positivo e próspero do setor. “Estamos muito bem no mundo. Somos o 4º país em número de marcas, atuando em 58 países o que representa 4,5% do total de marcas nacionais. Temos que aproveitar as oportunidades do cenário internacional a nosso favor e expandir as fronteiras além do mercado doméstico”, afirmou o executivo.

O evento foi uma excelente oportunidade para o alinhamento e atualização das informações relacionadas ao setor de franquias brasileiro. De acordo com o empresário e franqueador do curso de idiomas Yes, Clodoaldo Nascimento, eventos como o Café com Franquia, promovido mensalmente pela ABF-RIO são de extrema importância para o conhecimento macro do Franchising. “Recebemos informações precisas de pessoas que são referencias no mercado, pois vivem o dia a dia do Franchising. Saímos daqui prontos para aplicar o conhecimento em nossas empresas”, definiu o empresário.