quinta-feira, 29 de março de 2012

Franquias querem o Nordeste em 2012

O mercado do franchise na região alcançou a marca de R$ 2,5 bilhões em 2011 e deve crescer 11,5% este ano

Segundo dados levantados pela Rizzo Franchise, uma das mais tradicionais empresas de consultoria e pesquisa sobre o Franchising da América Latina, a Região Nordeste concentra 3.674 lojas franqueadas, responsáveis pela criação de 32 mil novos postos de trabalhos em 2011. Graças a esse mercado forte e em plena expansão, marcas importantes, como Onodera, Oficina Brasil e Casa do Notebook, estão prospectando candidatos a franqueados em cidades nordestinas.




A Onodera – maior rede de clínicas de estética corporal e facial do país, já possui duas unidades franqueadas nas cidades de Salvador (BA) e Aracaju (SE) e para 2012, o seu plano de expansão prevê inaugurações de unidades nos estado de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Segundo, Edna Naufal, gerente de relacionamento da Onodera, a empresa sempre teve interesse para ampliar sua atuação no Nordeste e nos últimos cinco anos, os projetos estão aumentando devido ao crescimento local e maior interesse pelas mulheres em tratamento estético.

O plano de expansão 2012 da Oficina Brasil - , rede de franquias de serviços automotivos , prevê 25 novas unidades distribuídas nas cidades de Maceió (AL), Teresina (PI), Natal (RN), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Olinda (PE). Está prevista ainstalação de 10 unidades em ruas e hipermercados e mais 15 unidades “Projetos Express”, modelo de operação enxuta em postos de combustíveis. Segundo Esteves Santos, responsável pela expansão da Rede Oficina Brasil, o aumento do poder aquisitivo da população no Nordeste fez com a empresa retomasse novas perspectivas para investimentos e projetos estratégicos. “O que faz a rede apostar no Nordeste é a sua diversidade regional, aumento do crédito e distribuição de renda, pontos fundamentais para um processo sustentável de desenvolvimento da nossa empresa”, destaca ele.

A rede de franquias Casa do Notebook, empresa especializada em vendas e assistência técnica de equipamentos portáteis para informática, pretende ampliar atuação na região Nordeste. Segundo o diretor e fundador da empresa, Paulo Castanho, a Casa do Notebook pretende inaugurar 30 novas unidades nos próximos dois anos, distribuídas nos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Paraíba e Piauí. Castanho explica que o crescente desenvolvimento da região Nordeste despertou o interesse da rede em 2011. Desde então, o plano para a implantação de unidades nas cidades da região tem sido uma das principais metas da Casa do Notebook que atualmente conta com unidades franqueadas nas cidades de Aracaju (SE) e Paulo Afonso (BA). Essa última deve ser inaugurada nos próximos dias.