quinta-feira, 8 de março de 2012

Supermercados preparam ações de conscientização para substituição das sacolas

Nesta nova fase da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco desenvolvida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) os consumidores que forem aos supermercados no dia 15 de março e adquirirem ao menos cinco itens vão receber uma sacola reutilizável gratuitamente. A ação faz parte das ações de conscientização dos consumidores para a data definitiva de 3 de abril, quando os supermercados deixarão de distribuir ou vender sacolas descartáveis, conforme o TAC assinado entre Ministério Público do Estado de São Paulo, Procon-SP e APAS.

A distribuição das sacolas reutilizáveis faz parte do acordo que, entre outros pontos, confirma o objetivo comum de pôr fim à cultura do descarte. “Conforme o acordo assinado, estamos na época da transição e este é o momento de conscientizar os consumidores”, afirma João Galassi, presidente da APAS.

A APAS prevê que no dia 15 de março 6 milhões de sacolas reutilizáveis sejam distribuídas em todos os supermercados do Estado de São Paulo. Além de ganhar a sacola no Dia do Consumidor, os clientes também poderão trocá-la em até seis meses, gratuitamente, se estiver danificada.

“Acreditamos que este presente para o consumidor vai garantir uma transição mais eficaz e de forma mais suave para que todos possam se acostumar e perceber o quanto essa ação vai beneficiar toda a população e o planeta. Cada pequena mudança faz uma grande diferença”, completa Galassi.